Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: “+ Animação no Médio Tejo” encheu o auditório da Casa Memória de Camões

29/03/2019 às 00:00

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a TAGUS, em parceria com a ADIRN, a Pinhal Maior e a Entidade Regional de Turismo do Centro, promoveram no dia 28 de março, no auditório da Casa-Memória de Camões, em Constância, a sessão “+ Animação no Médio Tejo”, destinada aos empresários e empreendedores das atividades de animação turística.

A sessão teve como objetivo debater o contexto do setor do turismo, oportunidade e desafios para a competitividade, e a estrutura da oferta de experiências e atividades de animação turística na região do Médio Tejo. Foi ainda apresentado o “Manual de Empreendedorismo para as Atividades de Animação Turística”.

A ação enquadrou-se no projeto ‘Vive o Empreendedorismo’ e decorreu dentro do ciclo de iniciativas ‘moovOn’ no apoio e incentivo ao empreendedorismo, e na promoção e desenvolvimento do turismo na região do Médio Tejo.

Em declarações à Antena Livre, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIMT, explicou que a iniciativa foi “a consequência de um trabalho que vem a ser feito já há algum tempo, nomeadamente, no âmbito específico do Turismo e, em concreto, no Turismo de Animação, pois é uma área absolutamente central”.

Referiu Miguel Pombeiro que no Médio Tejo “as dormidas estão todas concentradas apenas em dois concelhos sobretudo, em Tomar e em Ourém, através de Fátima. Mas, as experiências, felizmente, temo-las por todo o território. E, portanto, seja de âmbito natural ou cultural, as atividades são diversas e existem por todo o território. Assim, é preciso uma estratégia que possa fazer drenar o turista, não apenas para os locais que têm a dormida, mas de facto para os locais onde têm experiências”.

A iniciativa “+ Animação no Médio Tejo”, que encheu o auditório da Casa Memória de Camões, fechou o conjunto de sessões que foram realizadas “com as várias fileiras do Turismo, que vão explorando as várias fileiras, desde o náutico, ao equestre, às atividades outdoor e que são absolutamente cruciais para que haja conteúdo na nossa região e que haja a possibilidade da tal estruturação do produto turístico”.

No que diz respeito ao “Manual de Empreendedorismo para as Atividades de Animação Turística”, o secretário executivo da CIMT referiu que se trata de “uma recolha de boas práticas que ao longo de todo este processo se foram sistematizando (…) foi um processo de parceria da qual se contactou com muitos empreendedores, com pessoas que estando ainda a título individual têm a ambição de promoverem a sua ideia e de a concretizarem. Portanto, este manual sistematiza as boas práticas que podem ajudar aqueles que no futuro quiserem pôr as suas ideias em ação”.

Sobre o desenvolvimento turístico de toda a região, Miguel Pombeiro referiu que “há muito por fazer nesse âmbito. Mas, temos casos específicos onde estamos ligeiramente mais adiantados”. Por exemplo, “no âmbito náutico com todo o envolvimento que tem havido com Castelo de Bode e com as Estações Náuticas” e com “a própria campanha StayOver Fátima-Tomar, que irá por diante a partir de dia 15 de abril. Uma campanha que tem a preocupação de cruzar a dormida com as experiências e, portanto, essa é uma das missões em que estamos bastante empenhados”, rematou.

Por sua vez, Conceição Pereira, técnica-coordenadora da TAGUS, congratulou-se com o trabalho de parceria com a CIMT, na promoção do Turismo, nomeadamente, nos três concelhos onde opera: Sardoal, Abrantes e Constância.

Numa palavra dirigida aos participantes da sessão “+ animação no Médio Tejo”, que encerrou o “moovOn - Laboratórios de Empreendedorismo Turístico do Médio Tejo”, a responsável agradeceu a “todos os que vieram e que participaram ativamente, pois deram muitos contributos. E, portanto, relativamente ao nosso território, temos muito bons resultados. Agora passamos “a bola” para eles para a concretização dos seus projetos no terreno”.

Participaram na sessão um conjunto de oradores especialistas na temática do Turismo.

Sobre a importância do associativismo na animação turística debruçou-se a intervenção do presidente da APECATE, uma das maiores associações nacional de turismo. António Marques Vidal deixou, também, o seu testemunho como empresário no setor.

Já o Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), da Universidade de Aveiro, apresentou uma perspetiva do turismo a nível nacional e qual o panorama no Médio Tejo.

De S. João da Madeira veio o testemunho do Município, que colocou a Cidade no mapa turístico, uma vez que não existe nenhuma empresa de animação turística no concelho, assume a autarquia esse papel, apoiando as empresas no âmbito do turismo industrial.

O Turismo de Portugal deu a conhecer os apoios às entidades e empresas que se dediquem à animação turística no interior do país.

Mais animação no Médio Tejo encerrou o “moovOn - Laboratórios de Empreendedorismo Turístico do Médio Tejo”, que é desenvolvido no âmbito do projecto “Médio Tejo - Vive o Empreendedorismo”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Grupos de Acção Local (GAL) TAGUS, ADIRN e PINHAL MAIOR, e financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no eixo do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Promoção do Espírito Empresarial, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2025
Jornal de Abrantes - junho 2025
PUB