Município Abrantes
PUB

Constância: Constância: Atividade vai “Tomar do sol a altura…”

9/08/2021 às 09:58

Promovida pelo Centro Ciência Viva de Constância, com a colaboração da Associação da Casa-Memória de Camões, terá lugar no Jardim-Horto uma atividade integrada no programa Ciência Viva no Verão no sábado, dia 14 de agosto.

A 14 de agosto de 1497, a frota de Vasco da Gama navegava a sul da ilha de Santiago (Cabo Verde), em direção ao Cabo da Boa Esperança. A navegação, que, até aí, era baseada na medição da altura da Estrela Polar, começava a tornar-se difícil por esta estrela ficar cada vez mais próxima do horizonte – a norte – à medida que navegavam para sul.

Por outro lado, a determinação da latitude pela altura do Sol e, simultaneamente, consulta de tabelas produzidas pelos cosmógrafos, revelava-se sempre difícil, pois os balanços dos navios impediam leituras corretas. Assim, quando era possível, os pilotos desembarcavam com grandes astrolábios para, em terra, realizarem medições de maior precisão e marcarem a posição nos mapas.

A atividade consistirá na apresentação de alguns detalhes da determinação da latitude a partir da medição da altura do Sol, com base em alguns instrumentos semelhantes aos utilizados na época dos Descobrimentos e que Camões refere em Os Lusíadas.

«…TOMAR DO SOL A ALTURA E COMPASSAR A UNIVERSAL PINTURA…» será dinamizada pelo astrónomo Máximo Ferreira. Ana Maria Dias lerá alguns versos que Camões utilizou para descrever pormenores e factos da viagem de Vasco da Gama.

Para mais informações e inscrições, consultar a página da Ciência Viva no Verão na internet.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB