Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Casais Revelhos: Decidida a alternativa de acesso à aldeia até haver novo pontão (c/áúdio)

19/12/2025 às 15:02

Já se sabe que o acesso a Casais de Revelhos vai ser feito por uma nova travessia na ribeira, devido aos problemas estruturais da ponte Entre Ribeiras causados pela enchente provocada pela depressão Cláudia.

Recorde-se que a depressão afetou esta região e 12 de novembro e que após o fecho da ponte para avaliação com especialistas em estruturas deste género foi decretado a 15 de novembro o encerramento da passagem a veículos pesados, tanto de mercadorias como de passageiros.

Desde esse dia, de acordo com a autarquia, a estrutura analisada diariamente para avaliar o seu estado. Em paralelo o Município decidiu avançar para a construção de um ovo pontão, de raiz, por ser a melhor solução. E indicou já ter iniciado o processo para a contratação de uma empresa para fazer o projeto.

Na última reunião do executivo Municipal foi feita uma atualização sobre este assunto, tendo o vereador João Gomes, responsável pelo departamento de obras municipais, informou que também está encontrada a solução para a travessia provisória até à fase de obra.

“Todos os dias tem sido feita uma monitorização a nível do tipográfico em termos de intervenção, tapamento de fissuras, filmes sobre o estado de conservação da abóbada, porque, para situar aquilo são duas pontes. Foi construída uma e, passado uns anos, sofreu uma alteração. Uma ponte ficou assim em cima da outra, qual hoje conhecemos com a largura que existe”, explicou o vereador.

E depois deixou então a informação que já está a ser desenvolvido um procedimento de pré-contratual tendo em vista a execução de um desvio alternativo à ponte. É preciso resolver a questão do “transporte dos pesados e dos veículos de transportes públicos e também de recolha do lixo”, todas estas viaturas estão, neste momento, interditadas para fazer a passagem em cima da ponte.

E a solução é a aquisição de umas estruturas com um vão de cinco metros de faixa de rodagem, (permite o cruzamento de dois carros) e terá uma distância também relativamente reduzido e que vai ser feito a sul da ponte hoje existente, num terreno privado. O vereador indicou que fala de uma estrutura “tipo de 'box couvert, que é um sistema de estruturas em betão. “Terá um custo que iremos ter agora para garantir essa alternativa, mas que nós iremos utilizar depois para colocar baixo da A23, em Rio de Moinhos.” Segundo o vereador o destino final da estrutura a adquirir agora é intervenção que também “tínhamos programada”

João Gomes, vereador CM Abrantes

A solução a ser aplicada, após negociada a passagem com os proprietários, terá um custo à volta dos 72 mil euros. Este valor implica a compra do material e da execução dos trabalhos ao nível de maquinaria e materiais a que acresce ainda a mão de obra.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB