Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mau tempo: Depressão Aline afeta continente na quinta-feira com chuva e ventos fortes – IPMA

17/10/2023 às 19:33
windy previsão chuva quinta-feira (19-10) 13 horas

A depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, vai afetar Portugal continental na quinta-feira, com precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora, informou hoje o IPMA.

“Aline é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão que irá atravessar o Atlântico em fase de cavamento, aproximando-se da região centro da costa ocidental de Portugal na manhã do dia 19 [quinta-feira], em deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável”, explica em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na quinta-feira, com a passagem da depressão Aline, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, “tornando-se gradualmente forte” nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, “em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente”, lê-se na nota do IPMA.

O instituto indica que a precipitação “deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro” logo a partir da tarde de quarta-feira, “estendendo-se ao restante território a partir da madrugada do dia 19 e aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia”.

Segundo o IPMA, a agitação marítima “irá de novo aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para cinco a sete metros de altura significativa, e podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo durante o dia 20”.

Na costa sul do Algarve, as ondas serão de sudoeste, aumentando para quatro a cinco metros durante a tarde de quinta-feira.

“Devido a esta situação meteorológica gravosa, foram emitidos avisos laranja de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo”, acrescenta o IPMA.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 16:00 de hoje 1.156 ocorrências no continente relacionadas com o mau tempo, a maioria na Grande Lisboa.

Às 17:00 de hoje, cinco distritos do litoral norte (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro) estavam sob aviso laranja devido ao vento e/ou chuva forte, segundo o IPMA.

O IPMA realçou que o estado do tempo no continente foi condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, que hoje se deveram à influência da depressão Babet.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB