Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Desacatos à porta da escola Dr. Manuel Fernandes. PSP identificou indivíduos e vai reforçar presença na zona

8/05/2024 às 21:01

Uma rixa ou briga entre alunos que frequentam a Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, ocorrida na quinta-feira da semana passada, 2 de maio, causou apreensão a uma parte da comunidade escolar.

No dia seguinte poderia ter-se repetido a situação, desta vez com intervenientes exteriores à escola.

Face aos atos ocorridos e a informação contraditória que começou logo a percorrer as redes sociais, a Antena Livre enviou, por email, um conjunto de questões ao Comando Distrital da PSP, em Santarém, no sentido de saber o que é que se tinha passado.

A resposta chegou esta semana e a Polícia esclareceu que na quinta-feira, dia 2 de maio, a PSP de Abrantes foi acionada para as imediações da Escola Dr. Manuel Fernandes por existirem “desacatos entre alunos”. Na mesma nota a força da autoridade indica que “foi possível apurar que os desacatos ocorreram na sequência de anteriores conflitos entre os mesmos grupos de menores.” Ainda segundo a PSP foi “intercetado um dos menores” envolvido nos conflitos na “posse de uma arma branca, a qual foi apreendida.”

Destes desacatos que aconteceram à porta da escola, à saída para almoço não houve qualquer ferido ou qualquer saída para unidades de saúde.

Já em relação ao dia seguinte, 3 de maio, a PSP confirma que “um grupo de indivíduos (familiares e conhecidos de alguns menores envolvidos nos desacatos do dia anterior), deslocaram-se às imediações da escola a fim de obter esclarecimentos acerca do sucedido no dia anterior.”

A PSP de Abrantes voltou a deslocar-se ao local e após realizar uma revista sumária aos indivíduos suspeitos, a meio da rua General Humberto Delgado, verificou que “um dos indivíduos estaria na posse de uma arma branca.” Ao que a Antena Livre sabe foi ainda encontrada uma segunda arma branca (navalha), que, segundo a Polícia, “havia sido abandonada por um dos intervenientes.”

Na mesma nota a Antena Livre questionou se houve detenções ao que o comando da PSP indica que estes indivíduos “foram conduzidos à esquadra para efeitos de identificação e apreensão das armas encontradas.”

Também desta situação de sexta-feira não resultou qualquer ataque com facas ou qualquer ferimento.

Ainda de acordo com o que conseguimos saber a Polícia e a direção da Escola Dr. Manuel Fernandes estarão a colaborar por forma a prevenir eventos semelhantes aos do final da semana passada-.

Face à preocupação de muitos pais de alunos que frequentam esta escola a Antena Livre questionou ainda a Polícia no sentido de perceber o que é que vai ser feito para tranquilizar a comunidade. Na mesma resposta o comando distrital da PSP indica que a esquadra de “Abrantes irá reforçar as ações de visibilidade junto das imediações escolares promovendo a dissuasão de quaisquer comportamentos de incitação à violência, fomentando um ambiente escolar seguro, pacífico e tranquilizador para a comunidade.”

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB