Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Dia Mundial da Oliveira assinalado em Portugal e na Região

26/11/2023 às 12:59

O Dia Mundial da Oliveira celebra-se no este domingo, 26 de novembro, e foi proclamado em 2019, na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO.

Há muito para aprender, partilhar e celebrar no Dia Mundial da Oliveira, pelo que a UNESCO incentivou a que este dia fosse assinalado com as mais variadas atividades.

«A oliveira é, portanto, uma árvore universal, que acompanha a humanidade há milhares de anos, incorporando as suas aspirações; porque com a sua lendária longevidade e capacidade de elevar-se das suas cinzas, ela ultrapassa a miopia do momento: plantar uma oliveira e comer o seu fruto é juntar-se à cadeia da humanidade”, declarou a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Em Portugal o evento vai ser assinalado em praticamente todo o país coma realização de 20 iniciativas.

Nas comemorações do Dia Mundial da Oliveira, Abrantes organizou uma caminhada "Saberes e sabores em redor do Azeite" cujo ponto de partida foi a Oliveira do Mouchão, a árvore mais antiga da Península Ibérica com mais de 3.350 anos. Depois houve tempo, numa caminhada de pouco mais de 6 km, para passar no lagar da cooperativa COAGRIOLIMO, pela SIFAMECA, empresa que produz capachos para a indústria tradicional dos lagares, pela Cerâmica Tejo e pela sede o Grupo Etnográfico "Os Esparteiros" de Mouriscas.

Em Torres Novas, esta tarde, será apresentado o projeto "Ouro Líquido" com uma prova e degustação de azeites no Museu Agrícola de Riachos.

Em Rio Maior, esta tarde, decorrerá uma visita guiada ao lagar e ao museu, com provas de azeites e degustação de produtos. Tudo a acontecer nas instalações da empresa Azeite Fonte da Bica.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB