Antena Livre
Deseja receber notificações?

CHEIAS: Em Abrantes, há estradas cortadas e evacuam-se as zonas baixas (Em atualização)

5/02/2026 às 16:39

O caudal do rio Tejo está a subir de forma significativa e o Município de Abrantes já informou que estão ser evacuadas as zonas baixas devido à subida dos níveis de água em Rossio ao Sul do Tejo, Cabrito, Arrifana, Rio de Moinhos e Alvega.

As barragens de Fratel e Pracana, em acumulado, estão neste momento a debitar 8.000 m3/segundo que terão impacto nas zonas ribeirinhas cerca das 17H/ 17H30 horas.

Apela-se, portanto que, por questões de segurança, desliguem os quadros elétricos quando a água estiver a entrar nas habitações.

A Proteção Civil e os Serviços Municipais estão no terreno e continuam a acompanhar a situação.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo está em alerta vermelho.

 

No que diz respeito ao trânsito, na ponte sobre o Tejo apenas passam os moradores e os veículos de proteção e socorro. Isto, devido ao facto de, a partir do Rossio, não se passar para mais lado nenhum, porque...

A Nacional 118 está cortada entre Tramagal e Rossio, portanto, deve-se circular por São Miguel. Quem vai de Abrantes para Tramagal, deve fazê-lo por Constância ou mesmo pela Chamusca. Ainda na En118, não se circula entre Rossio ao Sul do Tejo e Pego. A estrada está cortada. Deve-se circular pela A23, em Mouriscas.

Quem vier no sentido Gavião - Abrantes, a GNR já está a cortar na rotunda de Alvega, a desviar o trânsito para a A23. Só é permitida a passagem a moradores de Concavada e Pego.

A Nacional 2, está cortada entre Arrifana e Bemposta. Circula-se por S. Miguel do Rio Torto ou por São Facundo. Também entre Alferrarede, Rotunda das Oliveiras, e Barreiras do Tejo, a estrada está cortada.

Também as escolas do concelho de Abrantes encontram-se encerradas hoje e amanhã, dia 6 de fevereiro.

 

E na sequência da ativação, pela Proteção Civil, do Plano de Cheias do Tejo – nível vermelho, e das condições meteorológicas adversas que se fazem sentir na região, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) adotou medidas preventivas de segurança para os utentes e profissionais.

Devido aos constrangimentos provocados pelo aumento do caudal do Tejo, nas imediações da sede da Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo (USF Beira Tejo), em Rossio ao Sul do Tejo, que estão a dificultar a deslocação dos cidadãos, a resposta assistencial aos utentes desta USF está a ser assegurada nas instalações da Consulta Externa do Hospital de Abrantes, pelos profissionais da própria Unidade de Saúde Familiar, que se deslocaram para o hospital. A decisão visa salvaguardar a segurança de todos e garantir a continuidade da prestação de cuidados.

Em caso de necessidade de cuidados médicos ou de enfermagem inadiáveis (exceto urgentes ou emergentes), os utentes poderão também recorrer diretamente a qualquer unidade do Centro de Saúde de Abrantes, sem qualquer tipo de constrangimento. Os utentes poderão ainda contactar a Linha SNS 24, que procederá ao encaminhamento para a resposta mais adequada.

 

Ao início da tarde de hoje, também falámos com o presidente da Câmara de Abrantes. Manuel Jorge Valamatos confirmou as evacuações, fez-nos um ponto de situação e deixou bem demonstrada a preocupação que se vive neste momento com o que ainda poderá estar por vir.

Em Barreiras do Tejo, o Jerónimo Belo Jorge conseguiu falar com João Marques, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, que nos fez um ponto de situação pouco depois das 14H.

E em Constância, também se retiraram bens de empresas e de habitações junto ao rio. Cerca das 16H30, Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal, deu-nos conta da situação e do que se perspetiva para as próximas horas.

Devido à situação que se vive em Rossio ao Sul do Tejo, o lar de idosos foi evacuado. O padre Adelino Cardoso, presidente do Centro Social já falou com o Jerónimo Belo Jorge e confirmou o que está a ser feito, neste momento, apenas como medida de precaução.

Os idosos do Centro Social de Rossio estão a ser evacuados para a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e para o Centro Social e Interparoquial de Abrantes.

Nas suas redes sociais, o padre Adelino Cardoso também informa que hoje não haverá a habitual Eucaristia em Rossio ao Sul do Tejo nem em Tramagal.

 

E em Alvega, foi Arménio Miranda, do executivo da União de Freguesias de Alvega e Concavada que falou connosco sobre a situação que se vive no momento e o que está a ser feito.

Dar ainda conta de que o PROCIV, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já está a enviar mensagens SMS a avisar do risco elevado de cheias no Tejo e a apelar a população para que não circule junto das margens e que retire os bens das zonas inundáveis.

 

Ao nível desportivo, a Direção da Associação de Futebol de Santarém deliberou proceder ao adiamento de todos os jogos das provas distritais agendados para os dias 5 a 8 de fevereiro 2026.

Também a Fundação Inatel dá conta de que as atividades desportivas agendadas para o próximo fim de semana (dias 7 e 8 de fevereiro), estão suspensas e adiadas.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
PUB