Município Abrantes
PUB

Bairros Saudáveis: Festa celebra o Verão e Santos Populares na Encosta da Barata

20/06/2022 às 17:03
Foto de Arquivo

A parceria Encosta Viva está a preparar um fim-de-semana cheio de iniciativas de 24 a 26 de junho, na Urbanização Encosta da Barata, em Abrantes. O programa integra cinema ao ar livre, mercado de Verão, oficina “horta em casa”, marchas populares, arraial, tasquinhas, desporto, jogos e muita animação, com envolvência de toda a comunidade.

No próximo fim-de-semana, de 24 a 26 de junho, a parceria, que contempla o Município de Abrantes, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e um conjunto de parceiros locais, celebra o início do Verão e os Santos Populares com a Festa da Encosta.

No dia 24, a festa começará com uma arruada com a Banda Filarmónica Mourisquense, às 19 horas, que desfilarão pela urbanização. Já às 21h30 dessa sexta-feira, haverá uma sessão gratuita de Cinema ao Ar Livre, no Anfiteatro ao Ar Livre da Encosta da Barata, com um filme de animação para todas as idades.

No dia seguinte, sábado, decorrerão diversas atividades. O programa inicia pelas 9 horas com o Mercado de Verão, com os produtos agroalimentares e artesanato do Ribatejo Interior. Às 10 horas, será feita a inauguração institucional da festa, contando com a presença de representantes do Município de Abrantes, da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, e do programa Bairros Saudáveis. À mesma hora haverá também a oficina Hortas em Casa, com Nuno Alves, produtor agrícola do Ribatejo Interior, que irá ensinar a produzir rebentos comestíveis.

Durante os dias 25 e 26 de junho, o Clube Náutico de Abrantes, a Associação de Basquetebol de Santarém e o Município de Abrantes dinamizam o Torneio de Basquetebol 3 x 3, numa organização conjunta. As atividades desportivas complementam-se, ainda, com uma demonstração de Laser Run, pela Casa do Benfica de Abrantes, às 14h30 de sábado.

Mas a animação não fica por aqui e, também no sábado, haverá Marchas Populares da Companhia dos Alegres do Pego e da Escola dos Sorrisos do Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense, pelas 18 horas. No final deste último momento inicia-se um arraial pela noite dentro com tasquinhas de comidas e bebidas, e música com a atuação dos Tens Cóvir.

 No domingo, além da continuação da prova de basquetebol no campos de jogos, estarão disponíveis os Jogos do Helder, das 10 às 17 horas.

Todas as atividades são gratuitas e podem ser consultadas no sítio da Internet da TAGUS, assim como na página da rede social Facebook da Encosta Viva.

A Festa da Encosta é o último grande evento do Encosta Viva que, desde dezembro, tem dinamizado um conjunto de atividades diversificadas, que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de um dos bairros mais populosos de Abrantes. Tem previsto, até 31 de agosto, um conjunto de iniciativas que abrangem as quatro linhas de ação do projeto: “Pensar a Encosta”, promovendo a coesão social, a “Encosta Empreendedora”, proporcionando o aumento de competências e da empregabilidade, a “Encosta Saudável”, que pretende combater o isolamento e promover hábitos de vida saudáveis e a “Encosta com Arte” permitindo o livre acesso à cultura.

O projeto “Encosta Vida”, do programa Bairros Saudáveis, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência português e tem como parceiros, além do Município de Abrantes e a TAGUS, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Torrado, a Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 280 de Abrantes, o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 172 de Abrantes, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a Escola Básica António Torrado do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes e a União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede. Tem por objetivo principal desencadear mecanismos de organização que sustentem a criação de uma Associação de Moradores, com todas as vantagens que isso trará para a comunidade residente e empresária.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB