A GNR apreendeu 90 nassas utilizadas em pesca ilegal numa área de proteção, no concelho da Golegã. Foi uma ação da Estrutura do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Torres Novas, do Comando Territorial de Santarém, realizada na quarta-feira, dia 7 de maio.
De acordo com informação disponibilizada pela GNR, no decorrer de uma ação de fiscalização numa área de proteção, os elementos do SEPNA detetaram a existência de dezenas de nassas utilizadas para pesca ilegal naquele local. A GNR apreendeu as nassas que estavam localizadas fora dos locais delimitados para a pesca profissional, e não dispunham de identificação.
No decurso das diligências policiais foi possível verificar existirem nassas contendo espécies piscícolas, nomeadamente lagostins e uma enguia.
Para além da apreensão de 90 nassas de pesca foram ainda recolhidos 50 quilos de lagostim vermelho do Louisiana (Procambarus clarkii) e uma enguia adulta (Anguilla anguilla).
A enguia adulta foi restituída ao seu habitat natural, e os lagostins foram entregues para beneficência.
A GNR recorda na informação disponibilizada que este tipo de pesca com uso de meios e processos não autorizados, aliado ao facto de se destinarem à captura de enguias, sendo esta espécie existente em reduzido número em Portugal, poderão constituir um crime de dano contra a natureza nos termos do art.º 278 n.º1 do Código Penal, bem como crime contra a preservação do património aquícola.
Galeria de Imagens