Município Abrantes
PUB

Guia Michelin: Guia Michelin: Casa Chef Victor Felisberto conquista Bib Gourmand e Santa Isabel Prato (C/ÁUDIO)

15/12/2020 às 12:09

O restaurante Casa Chef Victor Felisberto foi distinguido com um Bib Gourmand na cerimónia de atribuição das estrelas Michelin para Portugal e Espanha. Nesta categoria há um outro restaurante de Santarém, o Ó Balcão de Santarém. Já o restaurante Santa Isabel conquistou um Prato Michelin, uma outra categoria criada em 2017.
A cerimónia teve lugar em Madrid, esta segunda-feira dia 14 de dezembro, e atribuiu duas estrelas a sete restaurantes lusos e distinguiu mais 21 com uma estrela.

A Casa Chef Victor Felisberto, localizado no Cana Verde, em Abrantes, conquista um Bib Gourmand (as melhores relações qualidade-preço) com “conforto simples”.

No guia os especialistas do Guia Michelin descrevem o restaurante Casa Chef Victor Felisberto desta forma: “Descubra a particular visão da cozinha regional de Victor Felisberto, um chef português com um grande percurso após se ter formado em París e adquirido experiência tanto em restaurantes franceses como em Londres, Barcelona e Andorra. A sua especialidade são as carnes elaboradas em forno de lenha, nomeadamente o porco ibérico e a vitela, com a particularidade de que as trabalha a fogo muito lento para obter texturas melosas e sabores mais intensos. Recupera pratos do receituário tradicional, oferece sobremesas caseiras de bom nível e... até o pão que se come neste lugar segue a sua própria receita!”

O guia aponta para um preço médio entre os 10 e os 40 euros e faz os destaques do Camarão salteado à chef, do cachaço de porco preto confitado em forno de lenha a baixa temperatura ou do pastel de nata fondant com gelado de canela e nata.

Victor Felisberto disse à Antena Livre estar satisfeito por repetir esta distinção, em ano muito complicado para a restauração. Felicita o restaurante Santa Isabel por ter conquistado a distinção Prato Michelin e revela que deveria haver mais restaurantes presentes no Guia. Quanto aos clientes, Victor Felisberto, diz que procuram a gastronomia regional e que é por isso que está a trabalhar com Francisco Armando Fernandes para identificar os pratos típicos da região.

Chef Victor Felisberto

Créditos: Guia Michelin

Créditos: Guia Michelin

Vitor Felisberto conquista, agora, no seu restaurante um Bid Gourmand, mas já tem no seu currículo uma estrela Michelin em Andorra e uma outra em Inglaterra. Este ano repete o Bid Gourmand, uma distinção no segmento “uma ótima relação qualidade/preço” do mais afamado guia de restaurantes do mundo.

 

Na categoria Prato Michelin é o restaurante Santa Isabel, de Abrantes, um dos distinguidos. De acordo com os especialistas do guia está inserido na cozinha tradicional e tem preços médios entre 21 e 38 euros. A avaliação do guia é esta: “Uma casa que apaixona pelo seu estilo! As salas de refeições com um toque rústico, distribuídas pelos espaços originais, combinam receitas tradicionais com especialidades deliciosas”.

O prato Michelin é o destaque de “uma cozinha de qualidade” e um “conforto simples”.

Créditos: Guia Michelin

Portugal passa a contar, assim, com um total de sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excecional, merece o desvio’) e 21 com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’), mais um do que na edição de 2020. 

Noutra categoria do Guia Michelin, os ‘Bib Gourmand’ (uma ótima relação qualidade/preço), há cinco novidades em Portugal num total de 38 restaurantes no nosso país.

Há ainda 105 novos estabelecimentos que recebem a distinção ‘O Prato Michelin’, uma categoria lançada em 2017 e que “constata uma cozinha de qualidade e representa um reconhecimento do trabalho e serviço oferecido nessa casa”. No total, há 880 restaurantes na Península Ibérica com esta classificação.

A gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2021 decorreu esta segunda-feira na Real Casa de Correos, em Madrid, numa cerimónia transmitida de forma virtual, devido à pandemia de covid-19.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB