ESPECIAL COVID-19

Incêndio de Bemposta em resolução com trabalhos de rescaldo

2020-06-29

Está em resolução o incêndio que deflagrou esta manhã, cerca das 11 horas, na freguesia de Bemposta, junto à linha dos Caminhos de Ferro de leste. Aliás, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, António Manuel de Jesus, e baseado em testemunhos de diversos populares, a origem do fogo terá sido mesmo uma composição que circulava naquela linha.

Como ganhou muita intensidade, face às condições climatéricas, foram acionados muitos meios para o teatro de operações, para zona de dificuldade de acessos à linha do leste. Aliás, o fogo ter-se-á propagado nos concelhos de Abrantes e Ponte de Sor e, consequentemente, aos distritos de Santarém e Portalegre. Cerca das 12:30 estavam o terreno em combate às chamas 140 operacionais, apoiados por 33 meios terrestres e sete meios aéreos, entre helicópteros, aviões ligeiros (Alfa) e pesados (Canadair). No local estiveram também os GIPS da GNR, meios da Afocelca, Sapadores Florestais e equipas de primeira intervenção das freguesias.

Por volta das 13:30 o fogo estava em resolução e estão no terreno 106 operacionais apoiados por 29 meios terrestres, tendo os meios aéreos sido desmobilizados. Ao longo da tarde as equipas vão continuar no teatro de operações a fazer o rescaldo deste fogo.

 

2020-06-29