Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Oliveira Mouchão: Mouriscas: Oliveira do Mouchão "candidata a Árvore do Ano 2022"

27/11/2021 às 16:10

A Oliveira do Mouchão, localizada em Cascalhos, na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, volta a estar na corrida a Árvore do Ano 2022. Este concurso é promovido, a nível nacional, pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. Assim que ficar apurada a árvore vencedora em Portugal a UNAC coloca-a como representante portuguesa no concurso para Árvore Europeia do Ano, organizado pela Environmental Partnership Association (EPA).

O propósito do concurso é o de “destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e proteção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas. Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior”.

O concurso “Árvore do Ano 2022” tem as votações abertas até ao dia 5 de janeiro de 2022, podendo cada cidadão votar uma vez e terá de escolher duas das dez árvores finalistas que estão a votos. Os resultados serão conhecidos, revela a organização, no dia 6 de janeiro.

A Oliveira Milenar do Mouchão, com mais de 3.350 anos, é a mais antiga de Portugal e é um exemplar digno de se ver. Fica situada no lugar de Cascalhos (39°28'23.0"N 8°04'51.1"W), na freguesia de Mouriscas.

Muito teria a contar este exemplar vivo de grande parte da nossa história. Dos Fenícios, Celtiberos e Romanos que se deverão ter deliciado com o azeite deste exemplar. E depois vieram Cristãos e Muçulmanos e muita da história do nosso País, não esquecendo as lutas contra os franceses. Terá passado por muitas tormentas meteorológicas que terão assolado, ao longo dos séculos, Mouriscas, o Ribatejo e Portugal

Este ano estão a concurso:

A Sobreira Grande (Arraiolos)

Guardião D’El Rei – Leiria

Magnólia do Jardim da Casa da Criança D.ª Leonor – Castanheira de Pera

Melaleuca Armilaris da Quinta das Pratas - Cartaxo

O Esconderijo – Pampilhosa da Serra

O Metrosídero do Capo de S. Francisco – Ponta Delgada

Oliveira de Mouchão (Cascalhos – Mouriscas – Abrantes)

Oliveira Milenar (Lagoa)

Oliveira Real (Pedras D’El Rei, Algarve)

Plátano Gigante da Quinta da Fôja – Figueira da Foz

O vencedor será anunciado até dia 6 de janeiro de 2022.

Pode votar na Oliveira do Mouchão AQUI!

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB