A Napperon, empresa sediada em Abrantes, arrecadou uma das categorias dos Prémios Património Ibérico.
A Fundação Côa Parque, o Museu Marítimo de Sesimbra, a empresa Napperon, a parceria entre o Instituto de História Contemporânea da FCSH.UNL e o município de Ponte de Lima, a Parques de Sintra – Monte da Lua e a Fundación Punta Begoña foram as entidades premiadas na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que distinguem as boas práticas no sector.
Os prémios foram entregues na sexta-feira, no final da 8.ª edição da Bienal Ibérica do Património Cultural, que decorreu a 4 e 5 de Dezembro em Sintra.
Os Prémios Património Ibérico receberam nesta edição mais de seis dezenas de candidaturas, de cerca de 50 entidades distintas, nacionais e espanholas, públicas e privadas.
A Napperon, de Abrantes, foi a vencedora na categoria Melhor Projecto de Touring Cultural ou Paisagístico com o projecto VPLAY. Como o apresenta a empresa, o VPLAY foi concebido “para criar roteiros e promover o interesse sobre cada território”. A proposta apresentada como projecto piloto está centrada no Médio Tejo.

A edição de 2025 dos Prémios Património Ibérico, promovidos pela plataforma de informação do sector património.pt, abrangeu projectos iniciados e/ou concretizados ao longo de 2024 e 2025, avaliados por um júri composto por Margarida Alçada (Portugal), Enrique Saiz (Espanha) e Justin Albert (EUA/RU).
Os 18 finalistas seleccionados, que se destacaram pela inovação, impacto e exemplaridade nas suas áreas, defenderam publicamente os seus projectos perante o júri internacional do galardão e o público presente na AR-PA 2025, numa sessão decisiva para a definição dos vencedores desta edição.
A cerimónia de entrega dos Prémios Património Ibérico aconteceu no âmbito da AR-PA 2025, organizada pela Spira – revitalização patrimonial e que, nesta 8.ª edição, dedicada aos Centros Histórios, teve como promotores o Município de Sintra, a Parques de Sintra e a Fundação Cultursintra.

Segundo a Napperon, o VPlay® foi concebido “para criar roteiros e promover o interesse sobre cada território”. O projeto piloto, que foi centrado no Médio Tejo, teve como objetivo “dar a conhecer, educar e motivar a curiosidade nos diversos concelhos”.
VPlay® “é um projeto de identidade territorial que abrange diversas experiências com base em cinco V’s: viajar, ver, viver, vir e voltar. Despertar os cinco (V) sentidos e motivar o conhecimento do património de uma forma lúdica e divertida, através de cenários, personagens e interações criados para todo o tipo de território. Um projeto que pode ser expandido em qualquer território, monumento, rota ou projeto patrimonial”.