Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Presidente da Altice "ligou" a fibra ótica em Santa Margarida (C/ÁUDIO)

2/07/2020 às 00:00

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, esteve em Santa Margarida da Coutada, esta quinta-feira, dia 3 de julho, às 18h00, junto ao Parque Ambiental de Santa Margarida, para assinalar o investimento feito em fibra ótica na freguesia.

Alexandre Fonseca tem andado, tal como os outros dirigentes do gigante de telecomunicações, pelo país para dar andamento á rede de fibra em zonas de baixa densidade populacional.

Santa Margarida era a única freguesia no concelho de Constância que não estava ainda dotada com esta infraestrutura, que permite acesso a serviços e tecnologia do futuro, nomeadamente à rede comercial 5G. 

À Antena Livre o responsável da Altice reforçou a ideia de que esta é a única empresa do universo das comunicações e da televisão por cabo a investir na rede de fibra e deu o exemplo de Santa Margarida ou de aldeias da Serra da Estrela.

Neste sentido a Comissão Executiva da Altice Portugal esteve em várias regiões do País, para assinalar o regresso ao território com um investimento superior a 10 milhões de euros e um programa inédito: 10 distritos, 20 municípios e 3.700 quilómetros.

Depois vincou a ideia de que a companhia está a apostar no interior, como exemplo disso é a aposta do Sapo Voz em parcerias com a imprensa regional, como é o caso do Jornal de Abrantes.

Alexandre Fonseca e Sérgio Oliveira

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, “A Proximidade é já um pilar indissociável do nosso ADN e queremos que constitua um exemplo para todos. Esta deslocação, e em particular todo o investimento a ela associado – mais de 10 milhões de euros – mostra que continuamos a apostar no País e a assumirmo-nos enquanto motor de desenvolvimento económico e social, para lá de todas as fronteiras e densidades populacionais. Estamos cá, estivemos sempre cá e vamos continuar”.

Depois, Alexandre Fonseca deixou ainda no ar a interrogação sobre as escolhas e decisões da ANACOM, a entidade reguladora. Ou seja, disse Alexandre Fonseca, que depois da pandemia há uma aposta na fibra e deveria repensar-se a necessidade de avançar para o 5G, até porque a rede suportou, e bem, o aumento dos consumos, nalguns casos em 100%, durante o confinamento.

Alexandre Fonseca

Já Sérgio Oliveira, presidente da autarquia de Constância salientou este passo depois de muitos anos, e vários executivos municipais, a querer ter fibra em Santa Margarida. O autarca destacou esta acessibilidade, de comunicações, como um passo a somar a outros já dados, para aumentar a atratividade desta freguesia que tem perdido população nos últimos anos.

A autarquia adiantou, entretanto, que está já em curso, a instalação de uma estação de rede móvel MEO para reforço de cobertura para os serviços de voz e dados (4G) da povoação de Santa Margarida da Coutada. Estando já identificado o local,

Sérgio Oliveira

Depois de assinarem o protocolo de cooperação, tendo em vista a expansão da rede de fibra ótica existente em todo o concelho e de utilização recíproca das condutas existentes, coube a Sérgio Oliveira fazer uma fusão de linhas de fibra para ligar a rede de internet da MEO à rede de Santa Margarida.

Sérgio Oliveira fez a fusão das linhas de fibra para ligar a aldeia de Santa Margarida ao mundo

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB