Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Projeto BARK - Biopark Barquinha adia data de inauguração

18/03/2020 às 00:00
Araras-verdes-e-vermelhas (Ara chloropterus) Foto: João Rodrigues

A data de inauguração prevista era a 25 de março de 2021. Ou seja, estávamos a pouco mais de um ano para ficar a conhecer aquele que pretende ser um dos maiores bioparques do mundo.

A nascer entre a A23 e a A13, a norte do centro de negócios de Vila Nova da Barquinha, este zoo de imersão pretende ser um centro de conservação e reprodução de espécies em vias de extinção, permitindo aos visitantes interagir com a natureza ao mesmo tempo que são preservados os habitats das 260 espécies inicialmente previstas. 

Contudo, para poder experienciar esta aventura vai ter de esperar um pouco mais. 

Isto porque a data de abertura foi atrasada.

A informação foi avançada na tarde desta quarta-feira, 18 de março, na página oficial do BARK no Facebook, onde o promotor do projeto, João Paulo Rodrigues, divulga que devido à pandemia de Covid-19 a "afectar diversas áreas da vida de cada pessoa a nível mundial, e com a nova possível declaração de emergência em Portugal, todo o trabalho que está a ser feito para a realização do Bark vai também ser afectado".

O responsável destaca ainda que apesar da "esperança que esta nova doença sofresse um destino semelhante ao de SARS em 2003 ou de MERS em 2012 (...) é mais do que evidente que tal não será a realidade".

Realçando que há constrangimentos também a nível internacional, nomeadamente com o facto do "transporte de animais selvagens também se encontra restrito em certas áreas e com a possibilidade de transmissão de humano para certas espécies, não é aconselhável o seu transporte", o promotor do BARK diz que "assim que tivermos uma nova antevisão da nova data de abertura tornar-la-emos pública, mas o principal neste momento é manter todos seguros".

João Paulo Rodrigues deixou também o ponto de situação relativamente ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses: "A equipa do Bark encontra-se a preparar respostas a questões colocadas pela CCDR sobre o nosso impacto ambiental, mas com todas as alterações ficamos agora sem saber qual será o impacto sobre o projecto neste momento imediato. (...) Contudo, isto não significa que não teremos novidades para todos e sim encontramos-nos a trabalhar no que podemos para a próxima etapa do projecto", diz.

O responsável deixou ainda a promessa de que não vai desistir deste projeto e deixou uma mensagem de esperança: "A nível pessoal, como o fundador e cabeça do projecto, eu devo dizer que tenho estado a trabalhar nele nos últimos 7 anos, agregado ao factor de ter 20 anos de aprendizagem sobre o meio, e não deixarei de o parar por uma pandemia (...) Obrigado pela compreensão de todos, mantenham-se seguros, preparem-se para os próximos dias de isolamento social, caso encontrem-se já doentes apenas posso desejar as melhoras e deixo-vos com a seguinte citação: "Na idade média todos acreditavam que o mundo iria acabar no dia seguinte, contudo, aqui estamos no séc. XXI" Clara Oswald ".

O BARK representa um investimento global de 70 milhões de euros, vai ter uma área de 43 hectares e criar 150 postos de trabalho direto. Vai contar com equipamentos de apoio como um restaurante com 300 lugares com vista para a natureza, um hotel de quatro estrelas com 130 quartos, um anfiteatro de 1000 lugares, estacionamento para 397 veículos, um centro pedagógico e uma clínica veterinária.

Projeto do BARK - Biopark Barquinha (DR: Antena Livre)

Recorde-se que no final de fevereiro o projeto foi apresentado à secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que esteve de visita ao Médio Tejo: https://www.jornaldeabrantes.pt/regiao/bark-na-barquinha-e-casa-grande-no-sardoal-em-destaque-na-visita-da-secretaria-de-estado-do-turismo-a-regiao-com-audio/

Presidente do Município de VN Barquinha acompanhado pela secretária de Estado do Turismo e os promotores do BARK (DR: Turismo Centro de Portugal)

Mas recuemos mais atrás: O projeto foi oficialmente apresentado em Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha em fevereiro de 2019, num momento que pode recordar aqui: https://www.antenalivre.pt/noticias/da-floresta-tropical-a-savana-africana-o-projeto-bark-biopark-barquinha-vai-criar-uma-aventura-e-juntar-animais-dos-quatro-cantos-do-mundo/

 

Ana Rita Cristóvão

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB