Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Médio Tejo: Proteção Civil registou 27 ocorrências até às 20 horas por causa da chuva intensa

28/10/2025 às 20:43

Portugal continental registou, até às 19:00 de hoje, 783 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Vale do Tejo, adiantou à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A mesma fonte da ANEPC indicou que o número de ocorrências é "dinâmico e está sempre em evolução", sublinhando que "a tendência é crescente".

Inundações, limpezas de via devido a detritos ou quedas de árvores e de estruturas provocadas pelo vento forte constituem a maioria das ocorrências.

O distrito de Lisboa foi o mais castigado com o mau tempo, principalmente com chuvas intensas que causaram muitas inundações e o caos no trânsito. Até às 17:45 a Proteção Civil de Lisboa tinha registado 147 ocorrências. Por tipologia, a maioria das ocorrências é de inundações, com um total de 129 situações, das quais 68 em espaços privados, quedas de árvores (sete), quedas de estruturas (cinco) e quedas de revestimentos (duas), bem como quatro acidentes rodoviários.

Já o distrito de Santarém foi um dos afetados pelas chuvas fortes que causaram várias inundações de estradas e estruturas. De acordo com a Proteção Civil do Médio Tejo, nesta sub-região, às 20 horas desta terça-feira, estavam contabilizadas 27 ocorrências com o concelho de Tomar a ser o mais atingido com necessidade das forças de Proteção Civil e Bombeiros acorrerem a uma dezena de situações.

Entroncamento, com sete situações, e Torres Novas, com seis seguem-se numa lista que inclui ainda duas ocorrências em Abrantes e uma em Alcanena e em Sardoal. As tipologias registadas foram inundações (22), limpeza de vias (3), uma queda de árvore e um movimento de massas.

O território de Portugal continental esteve hoje sob aviso amarelo (o menos grave de escala de três) devido à previsão de “precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada”, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entretanto, ao início da tarde, o IPMA elevou para aviso laranja (o segundo mais grave) o distrito de Lisboa, assim como Setúbal e Santarém, para vigorar até às 21:00, devido à chuva forte e trovoada.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias nos próximos dias devido às previsões de chuva e vento forte, pedindo à população que adote medidas preventivas.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB