Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Sardoal: Incêndio de Entrevinhas extinto (ATUALIZADA C/ ÁUDIO 19:00)

15/07/2020 às 00:00

O fogo teve uma ignição violenta, como explicou Nuno Morgado, comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal, e numa zona próxima da localidade de Cabeça das Mós, embora não tenha chegado perto de habitações.

O local o fogo ganhou duas frentes distintas. Uma para sul, na direção da Lapa, e outra para norte, na direção de Entrevinhas.

O comandante dos bombeiros destacou a forma como a Autoridade Nacional de Proteção Civil avançou na mobilização de meios, pois só uma força rápida e musculada permitiu debelar as chamas.

De recordar que o distrito está em alerta especial laranja o que coloca muitos meios em pré-posicionamento no território. Não será de estranhar, por isso, que numa hora os habitantes de Cabeça das Mós pudessem ver viaturas de bombeiros do Médio Tejo, da Lezíria do Tejo, um GRIF do Alto Alentejo, a Força Especial de Proteção Civil (antiga FEB ou canarinhos), sapadores florestais, kits das juntas de freguesia e nove meios aéreos, (sete de combate e dois de comando e coordenação). No local estiveram três aviões (Alfa), dois Cannadair’s, dois helicópteros de combate e ainda um helicóptero e um avião de comando.

O fogo ardeu numa área contígua a um terreno que tinha ardido em 2017, mas as suspeitas de fogo posto não saem do olhar dos responsáveis. Esta manhã já tinha existido um alerta de fogo em Andreus, às 07:00 da manhã, e outro em Aldeia do Mato (Abrantes) às 08:00 da manhã. Tudo situações que causam muita estranheza aos locais e às autoridades.

Cerca das 18:00 o incêndio estava em resolução e chegava a informação que uma segunda coluna de reforço da Lezíria do Tejo estava a estacionar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes como meios de reserva para eventuais novas ocorrências.

Este incêndio lavrou numa área de matos e floresta no concelho de Sardoal.

Reportagem de Jerónimo Belo Jorge no Posto de Comando, em Cabeça das Mós

(NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 19:00)

Às 17 horas, estavam no terreno bombeiros, sapadores, Afocelca, 3 helicópteros, um deles sendo de comando, 3 aviões alfa e 2 canadairs. Entretanto chegou também o GRIF (grupo de reforço) de Portalegre.

O incêndio pode estar a caminho da solução. Às 17 horas, a Antena Livre ouviu Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal e presidente da Comissão Distrital de Proteção Civíl.

Já esta manhã os bombeiros tiveram de acorrer a incêndios em Aldeia do Mato e Bemposta (Abrantes) e Andreus (Sardoal).

Recorde-se que o presidente da Câmara de Sardoaol decidiu convocar "uma reunião da comissão municipal de defesa da floresta para a próxima terça-feira com presença da GNR e PJ porque há coisas muito estranhas. É preciso usar forças dissuasoras com exército, bombeiros e GNR no terreno”, vincou ainda o autarca de Sardoal.

Não deve ser estranho o facto de terem existido algumas ignições no concelho de Sardoal (Mogão e Panascos) ou até no norte do concelho de Abrantes (Souto, Fontes ou Maxial), já retirando este de sexta-feira que ainda juntou cerca de 250 operacionais no terreno.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB