Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

IPMA: Sismo de Marrocos sentido em vários locais em Portugal sem registo de danos

9/09/2023 às 09:46

O sismo de magnitude 6.9 (Richter) de sexta-feira à noite, com epicentro em Marraquexe (Marrocos) foi sentido em várias localidades de Portugal, sem registo de danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo, que ocorreu às 23:11, foi registado nas estações da Rede Sísmica Nacional e teve epicentro se localizou a cerca de 65 km a Sudoeste de Maraquexe.

De acordo com o IPMA, o sismo, “até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)”.

“Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra (Coimbra), Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas (Lisboa), Santo Tirso, Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal), refere o IPMA, que admitiu a possibilidade de emitir novos comunicados sobre o assunto.

O número de vítimas no forte sismo que abalou Marrocos na sexta-feira à noite subiu hoje para 632 mortos, segundo um novo balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.

Também há 329 feridos, 51 dos quais em estado grave, disse o ministério num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

O ministério precisou que 290 pessoas morreram na província de Al Haouz, a sul de Marraquexe e perto do epicentro, 190 em Taroudant, 89 em Chichaoua, 30 em Ouarzazate, 13 em Marraquexe, 11 em Azilal, cinco em Agadir, três em Casablanca e uma em Al Youssoufia.

Um segundo tremor de 4,9 foi registado a nordeste de Taroudant (200 quilómetros a sul de Marraquexe) cerca das 23:30.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
IPMA Sismo
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB