Antena Livre
Deseja receber notificações?

Trail Abrantes 100: «A noite mais longa do ano» (c/áudio)

9/10/2025 às 16:02

No próximo sábado, 11 de outubro, concretiza-se mais uma edição, a 8.ª, do Trail Abrantes 100. O percurso dos 100 quilómetros apresenta novidades, com três novos pontos de passagem face ao ano anterior: Vale das Mós, Esteveira e Alvega. 

Esta é uma prova certificada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), que integra os Circuitos Nacionais de Trail Ultra Endurance (TA100–K100), Trail Ultra (TA100 – K50) e Trail Sprint (TA100 – K25). Esta prova reconhecida pela ITRA – Inter-national Trail Running Association, é também uma prova UTMB WorldSéries Qualifier, referiu a organização em comunicado.

Este evento, que conta várias centenas de atletas participantes, tem várias categorias: 100 km, 50 km, 25 km, 10 km e ainda estafetas 4 X 25 km e 2 X 50 km.

Estão ainda agendadas, duas atividades sem cariz competitivo, uma caminhada inserida no percurso da prova dos 10 km e uma prova “Kids” que contará com a participação de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos e que decorrerá, a partir das 14h00, nas imediações do Estádio Municipal. Todas as provas terminam no Estádio Municipal de Abrantes onde está a meta. 

Cláudio Silva, dirigente do Clube de Orientação e Aventura (COA), explica como funcionarão os diferentes percursos. A prova principal ou que apresenta o maior desafio, os 100 km, tem partida na Praça Barão da Batalha à 1 da manhã de sábado e termina no Estádio Municipal.

Nesta variante, que decorre maioritariamente durante a madrugada, estão inscritos 310 atletas, sendo que 210 vão fazer prova individualmente e os restantes em duplas (50 km cada um) e em estafetas (4 atletas a percorrer 25 km cada um).

Os atletas irão percorrer trilhos localizados nas freguesias de Rossio ao Sul do Tejo, S. Miguel do Rio Torto, S. Facundo e Vale das Mós (incluindo a localidade de Esteveira), Alvega, Mouriscas e depois Abrantes e Alferrarede (Casal das Mansas, Casais de Revelhos, Sentieiras, Paúl, Abrançalha, Parque Urbano de S. Lourenço).

De notar que todos os percursos estão marcados destas provas estão devidamente marcados pela organização, principalmente os noturnos, para evitar que os atletas se percam ou se enganem, já que, maioritariamente, são trilhos em zonas rurais e florestais.

     

Cláudio Silva

Esta edição conta com cerca de 800 atletas, vindos de todo o país, do Minho ao Algarve, mas também com um número bastante significativo de corredores vindos do Arquipélago da Madeira e de Espanha.

Se os 100 km arrancam na Praça Barão da Batalha 50 km, a partida dos 50 km será às 8 da manhã na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, em Mouriscas e o início dos 25 km será no campo de futebol de Casais de Revelhos às 10 horas. A prova dos 10 km conta com a linha de início junto à sede da Associação do Paúl e deverá começar às 9 da manhã.

José Fonseca, é um dos atletas totalistas dos 100 km, e já participante em outras edições do Trail Abrantes 100, quando questionado sobre o que o mais o motiva a participar ano após ano nesta prova, respondeu que “principalmente o prazer da corrida e depois, isto pouco a pouco vai-se aumentando as distâncias e vai-se mantendo esta loucura.” Falou ainda na superação e vontade de querer mais: “faz-se 100, no outro dia já se quer fazer 120”. O corredor deixou ainda conselhos a quem se vai estrear nesta prova dizendo que “é ir com calma para chegar depressa” e que “as pessoas têm de ter a noção que são 100 km, não é uma prova de 10 nem 20, portanto, quanto maior for a distância maior é a atenção das pessoas porque se formos com muita ansiedade paga-se depois”. José Fonseca contou ainda uma das suas participações num trail de 110 km em 2016 em que enfrentou condições muito adversas, como chuva, neve e nevoeiro, o que dificultou o seu percurso.

José Fonseca

Este evento surgiu em 2016, com o objetivo de assinalar o centenário da elevação de Abrantes à categoria de cidade, é marcado pela prova rainha, os 100 km, que atrai centenas de atletas pelo desafio de superação.

Neste sentido, o vereador responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Dias, referiu que este “tem sido uma dos grandes eventos, um dos maiores eventos, não só de atração desportiva, mas também porque não da valorização do próprio turismo desportivo e da própria economia”, visto que o evento, para além de receber “centenas de atletas oriundos de Portugal e muitas outras nacionalidades”, recebe também muitas pessoas que os acompanham. O autarca classificou ainda esta competição como “a noite mais longa do ano, porque de facto é um trabalho muito, muito árduo”. Frisou o empenhamento dos serviços de divisão de desporto e associativismo, bem como o apoio do COA, na área mais técnica e de escolha e marcação dos percursos, e destacou ainda o trabalho dos “mais de 200 voluntários de cerca de 14 associações” que estão envolvidos no evento.

 

Luís Filipe Dias

Os postos de abastecimento e controlo são fundamentais para estas provas, já que alguns têm a telemetria por forma a permitir as contagens intermédias do tempo dos atletas e a confirmar a sua passagem no percurso. 

Por outro lado, é nestes locais que é feita a logística e abastecimento dos atletas, com alimentos sólidos e líquidos. Normalmente com produtos alimentares, com destaque para frutas, fibras e alimentos energéticos. Junta-se a água, refrigerantes ou bebidas energéticas.

É também nestes pontos que os acompanhantes dos atletas podem acompanhar o seu percurso, já que são, normalmente, locais de mais fácil acesso.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos é uma das associações, que vai garantir um dos postos de abastecimento, estando este localizado no campo de futebol dos Casais de Revelhos. Paulo Pires frisou que vão estar presentes entre as 6 da manhã de sábado até às 19 horas. O representante disse ainda que a associação conta com cerca de 30 voluntários: “Temos sempre umas dezenas de pessoas a ajudar, vamos ter à volta de 30 pessoas, talvez”.

 

Paulo Pires

Margarida Santos, presidente da direção do Centro Cívico de Alferrarede Velha, também deu o seu testemunho, dizendo que a sua associação proporciona posto de abastecimento desde a primeira edição do Trail Abrantes 100. “Nós fazemos o trail desde o princípio, gostamos destas coisas”. O Centro Cívico de Alferrarede Velha conta com cerca de 20 voluntários “estão envolvidas todas as pessoas que pertencem à direção e mais alguns colaboradores. Somos mais ou menos cerca de 20 pessoas”.

A dirigente frisou ainda que o posto de abastecimento “não é na sede da coletividade”, mas sim na Fonte dos Carvalheiros através da “colaboração de uma pessoa que já lá teve um estabelecimento comercial e que generosamente cede essas instalações”.

Este posto de abastecimento estará disponível das 5 da manhã até cerca das 4 da tarde.

   

Margarida Santos 

Este é um evento organizado pelo Município de Abrantes, em parceria com o Clube de Orientação e Aventura (COA), e conta com dezenas de voluntários de associações e clubes do concelho, além das Juntas de Freguesia, nos mais Pontos de Abastecimento e Controlo do percurso, que marca a união e hospitalidade do evento. Para assegurar a segurança dos participantes, a organização conta também com o apoio de equipas do serviço local da Proteção Civil, da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e do Centro Humanitário Abrantes/Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa.

Rúben Filipe

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB