ESPECIAL COVID-19

Tramagal: Mitsubishi e DB Schenker protagonizam o maior negócio de eCanter

2020-10-14

A DB Schenker vai expandir a sua frota elétrica com 36 FUSO eCanter produzidos em Portugal. Os veículos vão reforçar as operações de distribuição da empresa em 11 países europeus. A DB Schenker aposta na eletrificação sem emissões de CO2 e é o maior cliente da frota elétrica da FUSO com um total de 41 eCanter, todos produzidos na fábrica da Mitsubishi no Tramagal.

 

A FUSO está atualmente a produzir 36 novos veículos para a DB Schenker na fábrica do Tramagal, em Abrantes. A parceria pioneira no campo da mobilidade elétrica entre a empresa internacional de logística e a FUSO, pertencente ao grupo Daimler Truck, será agora reforçada. A DB Schenker, líder no transporte terrestre europeu, utiliza o FUSO eCanter desde 2018, operando atualmente nas cidades de Berlim, Paris, Frankfurt e Stuttgart.

Jorge Rosa, presidente e CEO da fábrica FUSO no Tramagal, destaca a importância do negócio para a unidade de produção de lidera: “estamos num momento chave da descarbonização e de um novo paradigma na indústria automóvel, e estas 36 viaturas indiciam qual o caminho a seguir”. Em balanço, refere que «este ano tivemos uma produção do modelo eCanter que foi de três dígitos, e para 2021 esperamos um aumento da produção deste tipo de veículo e estamos preparados para responder ao crescimento da procura». A Europa constitui o maior mercado do eCanter, sendo a fábrica do Tramagal responsável por toda a produção da marca para o mercado europeu.

Cyrille Bonjean, responsável pelo transporte terrestre na Europa da DB Schenker, considera que uma “logística livre de emissões nas cidades já é possível, como estamos a demonstrar em toda a Europa com o novo eCanter. Estamos orgulhosos por termos conseguido garantir mais da metade de toda a produção do eCanter deste ano. Isto significa que os nossos clientes continuam a obter o mesmo serviço, mas com emissões zero”.

Hartmut Schick, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e da Daimler Trucks Asia (DTA), sublinha que “este anúncio representa o maior negócio de eCanter até o momento e gostaria de agradecer à DB Schenker pela confiança na FUSO e na nossa missão de transporte neutro de CO2".

Sem emissões e sem ruído em 20 cidades europeias

As entregas finais dos FUSO eCanter para a DB Schenker acontecerão nos próximos meses. Os veículos serão colocados em operações de distribuição urbana em 20 cidades europeias na Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Reino Unido, França, Irlanda, Holanda, Noruega, Áustria, Espanha e Itália. Isso significa que o FUSO eCanter fará a estreia nos mercados da Finlândia, Áustria, Espanha e Itália. Os camiões totalmente elétricos de 7,49 toneladas, 129 kW de potência e carga útil de 3,2 toneladas, têm um alcance mínimo de 100 quilómetros, sendo capazes de atender às necessidades da DB Schenker nos centros das cidades. As baterias podem ser carregadas durante a noite ou em carregamentos rápidos de 90 minutos.

A DB Schenker tornar-se no maior cliente de elétricos da FUSO, com um total de 41 veículos eCanter. A experiência adquirida até agora com o FUSO eCanter tem sido positiva. Os motoristas elogiam a aceleração e agilidade do motor elétrico e a ausência de ruído ou vibração na cabine. Para a DB Schenker, o FUSO eCanter provou a sua fiabilidade nos últimos dois anos e mostrou ser uma solução de mobilidade e uma parte importante na estratégia de sustentabilidade.

Mais de 200 veículos FUSO eCanter em utilização em todo o mundo

O FUSO eCanter é o primeiro camião ligeiro totalmente elétrico a ser produzido em pequenas séries. Lançado em 2017, o FUSO eCanter foi entregue a vários clientes na Europa, Japão e EUA. Com a conclusão da entrega destes 36 veículos à DB Schenker, mais de 200 veículos FUSO eCanter estarão a circular diariamente num total de 14 países. A frota global FUSO eCanter já ultrapassou mais de 2,5 milhões de quilómetros percorridos sem emissões.

2020-10-14