Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Parque infantil no Centro Escolar de Bemposta incluído no Orçamento Participativo

27/09/2016 às 00:00

Foi esta terça-feira aprovado em reunião do executivo da Câmara Municipal de Abrantes a a proposta de deliberação dos projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) 2016-2017.

 

Já aqui demos conta dos quatro projetos vencedores, no entanto, com o total dos projetos a ascender a 250.600 euros, e tendo o 5º projeto mais votado um orçamento de 110 mil euros, o que o coloca fora do montante previsto, avançou-se para a inclusão do 6º projeto, o parque infantil e tempos livres no Centro Escolar de Bemposta, que tem um orçamento de 12 mil euros.

A construção de Espaço "Parque Infantil/Tempos Livres" no Centro Escolar – Bemposta obteve 78 votos e ficou classificado em 6º lugar na votação do Orçamento Participativo. Assim, a construção do parque infantil vai ser uma realidade, uma vez que o orçamento do mesmo ainda se enquadra na verba que havia sido definida, tendo em conta que o montante total do OP para esta edição ascende a 266.000,00€.

Foram então aprovados no âmbito do OP,  a requalificação paisagística do Largo Espírito Santo (Largo das Ferrarias), em Mouriscas (153 votos); a realização de evento Histórico/Cultural, em Mouriscas (120 votos); a Rede Associativa de Relações Locais - Abrantes e Alferrarede (110 votos); a Carrinha do Cidadão - Gabinete Itinerante de Apoio ao Cidadão, em Rio de Moinhos (104 votos) e a construção de Espaço "Parque Infantil/Tempos Livres" no Centro Escolar, em Bemposta (78 votos).

Resultado da votação, foram ainda referidos alguns dados de importância para análise desta primeira edição, tais como: a distribuição equitativa dos votos por género, uma vez que, dos 1.114 votos, cerca de 51% foram de homens e 49% de mulheres; - o escalão etário “35-65 anos” foi o que mais participou na votação (60% dos votos). Os restantes 40% repartiram-se pelos escalões etários “18-35 anos” (222 votos) e “mais de 65 anos” (228 votos), ainda assim, com preponderância de votos para o segundo escalão; - cerca de 49% da votação aconteceu na última semana do período eleitoral e 75% nas duas últimas semanas; - 34% dos votos foram de cidadãos da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, seguindo-se a freguesia de Mouriscas (24% dos votos) e a União de Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós (10% dos votos); -cerca de 5% dos votos foram de cidadãos naturais de Abrantes, mas residentes em outros concelhos.

Recorde-se que este foi o primeiro ano que a Câmara Municipal lançou o OP e que os cinco projetos acima mencionados serão incluídos no Orçamento do Município do próximo ano de 2016/2017.

Com a implementação do OP, o Município de Abrantes “adota a partir deste ano de 2016 uma política de envolvimento dos cidadãos na construção do seu orçamento anual”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB