Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Açude de Abrantes sofreu ato de vandalismo o que tem impossibilitado a sua insuflação

5/07/2016 às 00:00

Questionada pela vereadora do PSD, Elza Vitório, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, disse hoje, na reunião do executivo camarário, que o açude insuflável no rio Tejo sofreu um ato de vandalismo, o que tem impossibilitado a sua insuflação por questões de segurança.

Em declarações à Antena Livre, João Caseiro Gomes, vice-presidente do Município, referiu que a Câmara Municipal não tem uma noção “certa” de quando ocorreu o ato de vandalismo, mas pensa ter sido há mais de um mês.

“Quando a Infraestruturas de Portugal nos notificou a dar conta que já podíamos insuflar o açude, verificámos que o mesmo estava danificado. Sabemos que deve ter sido há mais de um mês, pois foi há um mês que instalámos as nossas câmaras de vigilância”, afirmou o vice-presidente.

Tratou-se de “um tubo que [foi utilizado] para furar a zona da manga do vão do açude e agora já contactamos a empresa, autora do projeto, para virem cá e fazerem o levantamento da ocorrência, para que seja possível reparar o açude o mais rápido possível”, avançou João Caseiro Gomes.

Segundo o responsável não foi a primeira vez que o açude sofreu um ato de vandalismo, contudo esta situação impossibilitou o normal funcionamento da estrutura.

“Já temos tido vários atos de vandalismo ao longo dos anos, com a questão dos pescadores e nas boias de proteção”. No entanto, “nunca tinha sido no açude, na parte das borrachas, porque anteriormente o mesmo estava insuflado. Agora como estivemos com o açude desinsuflado permitiu que houvesse um acesso facilitado à estrutura”.

João Caseiro Gomes adiantou por fim que a Câmara aguarda o agendamento da visita da empresa responsável pela construção do açude e ainda não tem uma noção do custo associado à reparação da estrutura. Um custo que ficará sob a responsabilidade da autarquia.

 

Reunião de Câmara desta terça-feira

 

Açude danificado /Fonte: CM ABT

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB