Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Autárquicas/Abrantes: CDU visita Amoreira e recolhe queixas dos moradores

17/07/2017 às 00:00

O candidato da CDU à Câmara Municipal de Abrantes, Luís Lourenço, acompanhado pelo eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da Rio de Moinhos, José Afonso, efetuou uma visita à aldeia de Amoreira, na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Abrantes, a convite de alguns moradores.

Segundo a CDU, em comunicado, “os moradores queixam-se do abandono da aldeia por parte da Câmara Municipal de Abrantes, mas também por parte da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos. As queixas são várias. Em primeiro lugar, algumas estradas têm ao lado barreiras íngremes, sem qualquer proteção, constituindo um perigo para quem nelas circula, quer a pé, quer em qualquer meio de transporte. O mínimo descuido pode significar um acidente com consequências graves”.

Por outro lado, referem os comunistas, “os moradores queixam-se da não existência de um eficiente sistema de escoamento de águas pluviais, o que provoca a degradação e erosão de vias de circulação, bem como das barreiras que sustentam as habitações, existindo algumas com aparente perigo de derrocada”.

Outra das queixas que o candidato da CDU ouviu, prende-se com “o estado de degradação de uma pequena ponte em alvenaria que atravessa a ribeira da aldeia. Esta ponte permite que os moradores se desloquem mais facilmente às suas hortas, mas também que tenham acesso mais facilitado ao campo de futebol e ao cemitério”. Os moradores afirmam que “a corrente da ribeira durante os invernos arrastou parte da ponte, encontrando-se a mesma remendada há anos com tábuas de madeira, as quais já estão em avançado estado de degradação, o que põe em perigo quem ali circula, sem que por parte das entidades competentes haja uma solução para a sua reparação”.

Por último, avança a CDU, “os moradores da Amoreira mostraram grande preocupação com o facto da aldeia estar praticamente toda rodeada por plantações de eucaliptos, sem que haja uma eficiente limpeza dos matos, o que representa um autêntico barril de pólvora para a segurança da população e dos seus bens”.

No local, e perante os moradores, “a CDU comprometeu-se com a população em colocar estas questões nos órgãos autárquicos onde está representada”.

Entretanto, a vereadora da CDU na Câmara de Abrantes, Ricardina Lourenço, colocou as referidas questões em reunião de Executivo “às quais o Sr. vice-presidente João Gomes, respondeu que iriam ver o que se passava, mas que muitas dessas questões teriam que ser respondidas pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, uma vez que existiam protocolos de transferência de competências”, acrescenta a CDU.

A Antena Livre questionou o presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos a respeito das queixas apresentadas e ouviu o autarca afirmar que “nesta altura do campeonato, é muito fácil perceber que estamos perto das eleições e que as pessoas utilizam tudo e mais alguma coisa”. No entanto, Rui André confirma “que a Amoreira tem, de facto, vastíssimos problemas” e acrescenta dizendo que “felizmente, estas críticas só vêm agora, quando os problemas já existem há muitos anos”.

“A Junta de Freguesia está ciente dos problemas que existem na Amoreira, tal como os que existem em toda a freguesia (…) e a resolução dos problemas vai-se fazendo pouco a pouco”.

Relativamente ao protocolo de transferência de competências, Rui André afirma que estes se referem “a limpeza urbana e corte de erva” e não a obras estruturais. O presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos acrescenta que “há determinadas obras de fundo que são necessárias, mas a Junta não tem, nem de perto nem de longe, essa competência”. 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB