Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Empresários de 26 países participam em perto de mil reuniões de negócios no Ribatejo

24/10/2016 às 00:00

A quinta edição do Nersant Business, iniciativa da Associação Empresarial da Região de Santarém, arrancou hoje em Tomar com a presença de cerca de 160 empresas, 60 das quais provenientes de 26 países de vários continentes.

“Este é o maior encontro de negócios internacional que se realiza em Portugal”, disse à Lusa a presidente da Nersant, Maria Salomé Rafael, sublinhando que, até ao fim do dia de quarta-feira, se vão realizar 976 reuniões entre empresas, suplantando as pouco mais de 600 realizadas no evento de 2015.

Destacando a forma “muito organizada, muito sistematizada” como decorre o encontro – com as reuniões entre as empresas nacionais e estrangeiras marcadas previamente segundo os setores de atividade e os interesses manifestados e acompanhadas por técnicos da Nersant -, Salomé Rafael referiu a presença, pela primeira vez, de 13 embaixadas e câmaras de comércio, para darem a conhecer a legislação e as condições de investimento nos respetivos países.

A presidente da Nersant afirmou que o modelo do encontro visa não só aumentar o volume de exportações das empresas da região, mas também dar a conhecer as potencialidades desta zona do país para atração de investimentos e criação de parcerias com empresas estrangeiras.

“Esta é uma região muito apetecível”, disse, destacando a proximidade aos portos e a Espanha e a existência de instituições do ensino superior e de formação profissional, de centros de investigação, de clusters, de ‘startups’, "essenciais na atração e fixação de empresas".

Além das reuniões de negócios, os empresários estrangeiros têm a oportunidade de visitar algumas destas infraestruturas e empresas da região.

As 60 empresas integram delegações provenientes da África do Sul, Alemanha, Angola, Áustria, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Estados Unidos da América, Equador, França, Gana, Guiné-Bissau, Holanda, Hungria, India, Irão, Japão, Letónia, Luxemburgo, Marrocos, México, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Ucrânia e Vietname.

As empresas inscritas provêm de 40 setores de atividade, com destaque para o agroalimentar, ambiente, construção civil e obras públicas, ferro fundido, informática e telecomunicações, logística e transportes, medicamentos/produtos farmacêuticos, metalomecânica e indústria do couro.

Com cerca de 2.400 associados, a Nersant é uma das maiores associações empresariais regionais do país, sendo das poucas com certificação de qualidade, destaca a nota de divulgação do evento.

A primeira edição do Nersant Business realizou-se em 2012 com a participação de seis delegações estrangeiras, acrescenta.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB