A Câmara Municipal de Abrantes aprovou hoje, por unanimidade, o projeto de execução de “Museografia e Arquitetura Expositiva para o Panteão dos Almeida na Igreja de Santa Maria do Castelo”.
A construção civil que o projeto requer representa um investimento cifrado em 148.656 euros e de 74.865 euros em sistemas tecnológicos, comunicacionais e mobiliário.
Em declarações à Antena Livre, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM, explicou que no fundo o que se pretende “é tornar aquele espaço no panteão da família Almeida, que ali está sepultada e que aquele espaço sirva para nos fazer a leitura da nossa história”.
“A Igreja de Stª Maria do Castelo é um fator distintivo da nossa fortaleza e que nos permite fazer, em concreto, uma ligação à nossa história, mas também permite uma ligação à nossa contemporaneidade e ao espaço expositivo que vamos instalar no Edifício Carneiro, com a coleção do escultor Charters de Almeida”, referiu.
Segundo os documentos da Câmara Municipal, a intervenção, que tem um prazo de execução de 180 dias e que poderá arrancar “no próximo semestre”, consistirá na “construção de uma antecâmara em vidro no acesso principal; a colocação de uma estrutura em madeira pousada no pavimento para nivelação do espaço; a colocação de painéis de vidro na estrutura de madeira, com iluminação LED, para suporte de informação; a colocação de uma rampa para pessoas com mobilidade condicionada e a criação de uma estrutura para colocação de peças na sala sul”.
À Antena Livre, a autarca abrantina explicou que a intervenção na Igreja de Stª Maria do Castelo está integrada “no projeto cultural” do Município.
“Nós temos previsto esta intervenção no âmbito do nosso projeto cultural, que passa pela instalação do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, que vai albergar a coleção da Fundação Estrada, a coleção Municipal e a coleção de Maria Lucília Moita no Convento de São Domingos. A reabilitação do Edifício Carneiro para instalar o acervo do escultor Charters de Almeida. E a reabilitação da Galeria Municipal de Arte para acolher a coleção de arte contemporânea do colecionador Fernando Figueiredo Ribeiro”, salientou a presidente, dando conta que ainda prevista a intervenção no castelo e lugares adjacentes, que resulta do Concurso de Ideias lançado pelo Município em parceria com a Ordem dos Arquitetos.
Igreja de Santa Maria do Castelo fica no interior do castelo da cidade