Bombeiros de Vila de Rei já têm uma nova viatura de combate a incêndios que reforça, a sua frota operacional.
O Município de Vila de Rei deu conta que recebeu um Veículo Florestal de Combate de Incêndios (VFCI05) para reforçar a frota da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, através da sua candidatura CENTRO 2023-2024-37, na área Temática Ação Climática e Sustentabilidade (RE ACS).
O projeto, indica a autarquia, integra-se na Estratégia 2030 – Investimento Territorial Integrado (ITI) da CIM Beira Baixa, na tipologia de ação “Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos”. Este investimento foi cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Centro 2030.
O território de Vila de Rei é maioritariamente florestal e tem um histórico de grandes incêndios florestais, pelo que a frota disponível para combate a incêndios fica reforçada. A chegada do veículo reforça capacidade de defesa do território conferindo maior segurança e eficácia nas deslocações aos operacionais.
Paulo César Luís, presidente do Município, refere, sobre este assunto, que “é essencial continuar a investir no reforço da capacidade de prevenção, de defesa e de resposta face aos riscos associados aos incêndios rurais, contribuindo para a segurança e proteção dos operacionais que combatem os incêndios e protegem a nossa população.”