O engenheiro mecânico Fernando Guedes, de 61 anos, é o cabeça de lista do Chega à Câmara Municipal de Constância nas próximas eleições autárquicas, indicando a saúde, ambiente, habitação, mobilidade e desenvolvimento económico como eixos prioritários da candidatura.
“Sou militante do partido há quatro anos e o que me motivou a concorrer à Câmara Municipal de Constância foi ver que estamos a ficar estagnados em termos de avanço industrial/tecnológico e populacional”, disse hoje à Lusa o candidato, tendo indicado o lema "Acredita Constância!" como mote de campanha.
Fernando Guedes, licenciado em Engenharia Mecânica, apontou os setores da “administração e finanças, saúde, habitação, urbanismo e ambiente” como eixos prioritários de atuação, tendo feito notar “problemas de mobilidade” no concelho que afetam diretamente a fixação de pessoas e o desenvolvimento económico.
“Os principais problemas, que se arrastam por muitos anos, são, em nossa perspetiva, a mobilidade, uma vez que o concelho é dividido pelo rio Tejo e não há uma ligação rápida e eficaz, impedindo assim o crescimento económico/industrial e residencial”, declarou.
O concelho de Constância é composto por três freguesias, com Santa Margarida da Coutada, a mais populosa, separada de Montalvo e de Constância pelo rio Tejo, existindo uma ligação rodoviária através de uma travessia onde se circula de forma limitada, de acesso exclusivo a viaturas ligeiras e com sentido alternado, regulado por semáforos.
O candidato do Chega referiu à Lusa existir uma “grande oportunidade de acordos com o governo central”, para, deste modo, “atuar fortemente na solução deste tema” da mobilidade rodoviária.
Fernando Guedes apontou ainda à necessidade de resolução de um problema com as condutas de água para abastecimento da população, que “há décadas que sofrem com os rompimentos e falta de água”, tendo defendido que “a potencial solução seria a substituição de todos os ramais e posterior pavimentação das ruas”.
O candidato à Câmara de Constância disse haver “grandes expectativas” da parte do Chega em “concorrer a todas as freguesias, com o objetivo de ganhar em todas e assim consolidar o governo central” autárquico.
“Acreditamos no potencial da nossa gente, no nosso concelho e nas oportunidades que podemos criar. Vamos ouvir os problemas da população e agir a seguir”, declarou.
Fernando Guedes, 61 anos, casado e com dois filhos, reside em Constância (Santa Margarida da Coutada) há “mais de 20 anos”.
O PS detém a maioria no executivo municipal de Constância, com quatro eleitos nas últimas autárquicas (58,7% dos votos), tendo a CDU eleito um vereador (28,2%) em 2021, ano em que eram 3.320 os eleitores inscritos.
Além de Fernando Guedes, pelo Chega, também a CDU já anunciou o nome de João Pedro Céu, 60 anos, professor, como candidato à Câmara de Constância.
O jurista Sérgio Oliveira, de 39 anos, também já anunciou a recandidatura pelo Partido Socialista (PS) ao cargo de presidente da Câmara de Constância nas autárquicas deste ano, para exercer um terceiro e último mandato.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa