Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

VN Barquinha: Largo 1.º Dezembro acolhe Encontro de Folclore

18/07/2023 às 16:03

O Município de Vila Nova da Barquinha é o promotor da iniciativa “Encontro de Folclore” que vai ter lugar no sábado, dia 29 julho.

O palco será no Largo 1.º Dezembro, em Vila Nova da Barquinha, e o evento tem início marcado para as 17:00 horas.

São convidados o Rancho Folclórico da Calheta, da ilha da Madeira, e o Grupo Folclórico "Os Pescadores de Tancos", do concelho de Vila Nova da Barquinha.

O espetáculo tem entrada livre.

 

Rancho Folclórico da Calheta, Madeira

Com o objetivo de recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições da Região Autónoma da Madeira, e em particular do concelho da Calheta, surgiu em Julho de 2006 o Grupo de Folclore deste concelho. Este grupo é constituído por 35 elementos com idades compreendidas entre os 5 e os 68 anos. Com o intuito de animar e promover a cultura popular da Calheta a todos os que a visitam, o grupo tem atuado regularmente em diversas unidades hoteleiras do concelho e em festas tradicionais um pouco por toda a ilha.

Tendo em vista a promoção da Ilha da Madeira no exterior, o Grupo deslocou-se em novembro de 2007 a Lugano – Suíça, onde representou o folclore da Calheta. Em Novembro de 2008, o grupo visitou a cidade de Caracas, juntamente com a delegação do Município da Calheta, onde atuou em diversas localidades da Venezuela, representando pela segunda vez o concelho da Calheta junto da comunidade portuguesa no estrangeiro. A sua mais recente deslocação ao estrangeiro foi em março de 2019, ao Reino Unido, onde atuou para a comunidade madeirense residente na cidade de Crawley.

Em 2014 participou na 1.ª edição do DVD “Tormentos do Linho”. Em 2015, colaborou na 1.ª edição do livro sobre a vida e obra do poeta popular João Gomes de Sousa, conhecido como “O Feiticeiro da Calheta” e, em 2016, participou no filme com o mesmo nome. Mais recentemente, em 2020, o Grupo colaborou com a Câmara Municipal da Calheta na candidatura do “Bailinho da Madeira” às “7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal”, conquistando um lugar entre as sete Maravilhas eleitas.

 

Grupo Folclórico "Os Pescadores de Tancos", Vila Nova da Barquinha

Fundado a 13 de junho de 1981, composto por 45 elementos, sócio da Federação do Folclore Português, ao longo dos anos o grupo tem atuado de Norte a Sul de Portugal e em alguns países Europa. Sobre Tancos, povoação muito antiga, situada no alto do Ribatejo, onde se sai da lezíria e se entra na charneca.

Tancos é rico em sabedoria popular e folclore. É este trabalho de recolha que o grupo tem para oferecer, recordando os tempos passados com a mesma alegria e vivacidade que os seus antepassados. São os alicerces da sua existência como povo Ribatejano e português.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB