ESPECIAL COVID-19

Sardoal: Concurso, sorteio e muitas atividades de Natal

2021-11-25
Imagem de Arquivo
Imagem de Arquivo

No âmbito da quadra natalícia e, como vem sendo hábito nos últimos anos, o Município de Sardoal, através da Biblioteca Municipal, promove o Concurso de Natal 2021 com o objetivo de promover hábitos de leitura e estimular o gosto pela criação artística e literária.

Sob o tema “Cores e Afetos de Natal”, nesta edição os trabalhos devem incluir uma poesia alusiva ao tema e uma fotografia de um momento de Natal vivido ou observado pelo concorrente.

A participação no Concurso é gratuita, aberta a todos os interessados, a partir dos seis anos e a entrega dos trabalhos pode ser efetuada até ao dia 9 de janeiro de 2022. A atribuição de prémios encontra-se dividida em quatro escalões: infantil: até aos 10 anos (cheque-prenda 40 euros); Juvenil: dos 11 aos 14 anos (cheque-prenda 60 euros); Júnior: dos 15 aos 17 anos (cheque-prenda 80 euros) e adulto, para maiores de 18 anos (200 euros).

As obras vencedoras, divulgadas no dia 17 de janeiro de 2022, serão publicadas no Boletim Municipal e na página de Facebook da Biblioteca.

As normas de participação do Concurso de Natal, assim como mais informações sobre a iniciativa, encontram-se disponíveis no Portal da Autarquia em www.cm-sardoal.pt.

E o Município de Sardoal vai avançar novamente com o Sorteio de Natal no Comércio Local. Um sorteio de vales para compras no comércio local este Natal, que vai decorrer de 1 a 31 de dezembro. A vereadora Patrícia Rei explicou que, em relação ao ano passado, há duas diferenças. “Uma prende-se com o número de vales atribuídos, que passou de três para cinco, num montante de 100 euros cada, e outra no montante para atribuição de uma senha, que mudou de 10 para 20 euros”. A vereadora justificou a decisão com o facto de se ter verificado “uma entrega massiva de senhas no ano passado”.

O número de estabelecimentos comerciais aderentes “superou bastante o do ano passado, em que tivemos 35 e este ano vamos ter 44” o que, para a vereadora, “nos deixa muito contentes”. O Sorteio de prémios será realizado na primeira reunião ordinária da Câmara de Sardoal do ano que vem.

Mas há mais novidades este Natal em Sardoal. Patrícia Rei deu conta de que o gabinete de Apoio ao Empresário “leva a cabo uma iniciativa de promover Árvores de Natal no Comércio, Serviços e Associações abertos ao público”. Com 43 aderentes, “bastante mais do que no ano passado em que foram só 28 e ainda mais do que em 2019, em que foram 40”.

Para Patrícia Rei, esta é uma iniciativa “que pensávamos que podia estar estagnada mas, na verdade, este ano teve um novo impulso”.

O Município vai entregar pinheiro bravo apanhado no âmbito de uma operação de redução de densidade florestal para a proteção contra incêndios “e que serão acompanhados de um vaso, feito a partir de garrafões de água, decorados pela turma da Oficina da Amizade da Universidade Sénior”.

Para além destas, o Natal em Sardoal vai ainda contar com um Mercadinho alusivo à época, no Mercado Municipal, nos dias 11 e 12 de dezembro das 10:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30, com presença de produtores locais e Associações do concelho. Vai ainda decorrer uma sessão fotográfica “natalícia” gratuita para famílias, feita por uma fotógrafa profissional. Esta é uma iniciativa em parceria com o CLDS4G.

O Espaço Cá da Terra vai acolher um workshop de macramé “Em Tempo de Natal”, no dia 4 de dezembro, das 15h às 18h.

As capelas e igrejas do concelho vão ter Presépios expostos entre os dias 11 de dezembro a 5 de janeiro e está programada uma visita de autocarro no dia 18 de dezembro, com partida do Centro Cultural Gil Vicente.

Ainda no CCGV, vai estar patente a Exposição Presépios do Mundo que será inaugurada no dia 18 de dezembro e uma Feira do Livro, a decorrer de 13 a 18 de dezembro.

Na manhã de dia 19 de dezembro, vai realizar-se um Percurso Pedestre alusivo à quadra natalícia.

E como é Natal, “a vila estará iluminada como já esteve em anos anteriores mas de uma forma mais alargada”.

2021-11-25