Município Abrantes
PUB

VN Barquinha: Trilho Panorâmico do Tejo apresentado na BTL

18/03/2022 às 17:18

O novo percurso do concelho de Vila Nova da Barquinha, o Trilho Panorâmico do Tejo, foi apresentado publicamente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022, ontem, dia 17 de março.

Ana Alves, técnica do Município, falou sobre o projeto estruturante para o turismo de natureza no concelho, integrado no projeto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIMT), na presença da vereadora da Câmara Municipal responsável pelo Pelouro do Turismo, Paula Pontes, perante uma assistência composta por técnicos, autarcas e empresários da região, bem como pelo próprio presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado.

Para fazer a caminhar ou a pedalar, o Trilho Panorâmico do Tejo tem uma extensão de cerca de 10,5 quilómetros à beira rio, num percurso linear que pode ser feito em qualquer altura do ano, entre a foz do rio Zêzere e Vila Nova da Barquinha. Permite aos visitantes um contacto único com a natureza e com alguns dos ícones do património cultural nacional, num cenário de enorme beleza paisagística.

Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional que em 2021 assinalou o seu 850.º aniversário, o trajeto dispõe de passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão. O Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário são outras atrações deste novo produto turístico, rico em património histórico e natural.

Oficialmente designado de “Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol”, está incluída na Grande Rota – Transeuropeia (GR12 - E7), que liga Constanza, no Mar Negro, a Lisboa atravessando toda a Europa, e entrando em Portugal pelas Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB