As eleições para os órgãos sociais do Benfica, no sábado, vão decorrer exclusivamente com voto físico, em 107 locais entre Portugal continental, ilhas e estrangeiro, numa maratona que se espera de grande afluência.
Na corrida à liderança para o quadriénio 2025-2029 estão seis candidatos à direção do clube ‘encarnado’ – Martim Mayer (Lista B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), Luís Filipe Vieira (E), João Noronha Lopes (F) e Rui Costa (G).
Os sócios benfiquistas, com quotas de agosto em dia até 48 horas antes do ato eleitoral, vão votar para vários órgãos sociais, separados em lista, bem como para a Comissão de Remunerações (órgão estatutário), embora nem todas as listas concorram a todos.
O presidente em funções, Rui Costa, apresenta listas a todos (Direção, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e à Comissão de Remunerações), bem como o ex-presidente Luís Filipe Vieira e os candidatos Martim Lima Mayer e João Noronha Lopes.
A candidatura de João Diogo Manteigas, que concorre à Direção e ao Conselho Fiscal, optou por apoiar a candidatura da lista única à Mesa da Assembleia Geral de João Ferreira Leite (Lista A), enquanto Cristóvão Carvalho apenas apresenta lista para a Direção.
Nas urnas, os sócios vão depositar quatro boletins - um para cada órgão social e outro para a Comissão de Remunerações -, sendo possível votar em listas diferentes para cada um dos órgãos. Esta foi uma das alterações consagradas pela revisão estatutária de março deste ano.
As eleições, nas quais é expectável que se bata o recorde de votantes, registado em 2021 com 40.085, irão decorrer entre as 08:30 e as 22:00, com alinhamento a esta janela horária nos Açores e no estrangeiro.
Lista das secções de voto em Portugal continental, por distrito, ilhas e no estrangeiro onde os sócios do Benfica poderão votar nas eleições para os órgãos sociais para o quadriénio 2025-2029:
- Casa do Benfica em Abrantes
- Casa do Benfica em Santarém
- Casa do Benfica em Tomar
- Casa do Benfica em Torres Novas