Mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No distrito de Santarém, os concelhos de Abrantes, Chamusca, Constância, Tomar, Sardoal, Mação e Ferreira do Zêzere encontram-se em perigo máximo de incêndio. O mesmo acontece no distrito de Castelo Branco com os concelhos de Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Sertã. Já no distrito de Portalegre, o paradigma é semelhante, embora que, com menos intensidade, só os concelhos de Nisa e Gavião se encontram na mesma situação.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Na região os concelhos que apresentam as temperaturas mais elevadas são Vila Velha de Ródão e Nisa, Castelo Branco e Portalegre respetivamente.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Rúben Filipe com LUSA