ESPECIAL COVID-19

Médio Tejo: Mais cinco infetados em Tomar, Abrantes e Ferreira do Zêzere

2020-07-26

Há mais cinco novos casos de pessoas infetadas com o SARS-COV-2 na região do Médio Tejo, nomeadamente em Tomar, mais três situações, Abrantes e Ferreira do Zêzere, um caso em cada um destes concelhos.

Segundo o relatório epidemiológico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo a região tem um total acumulado de 338 casos confirmados de COVID-19 desde o início da pandemia que, recorde-se, teve o primeiro caso positivo a 17 de março.

Com os casos reportados no relatório deste domingo, Abrantes tem um total de 46 casos (com 21 recuperados), Ferreira do Zêzere soma sete situações (com três recuperados) e Tomar, onde se registou o surto numa unidade de transformação de carnes, com 81 situações (20 dos quais recuperados).

Naquilo que são as vigilâncias ativas há a registar mais nove pessoas que entraram em isolamento, porque tiveram contactos diretos com pessoas que testaram positivo ao SARS-COV-2) e há outras cinco que tiveram alta do isolamento.

Neste domingo há 217 pessoas que se encontram neste estado, de vigilância ativa: Abrantes (27), Alcanena (8), Entroncamento (38), Ferreira do Zêzere (5), Mação (1), Ourém (23), Tomar (80), Torres Novas (25) e Vila Nova da Barquinha (10).

A autoridade de Saúde do Médio Tejo já confirmou à Antena Livre que na próxima semana todos os trabalhadores da Ribasabores que tiveram o teste negativo vão repetir o mesmo enquanto a empresa está a ser desinfetada. Após serem conhecidos os resultados deste segundo teste será então avaliada a possibilidade de a empresa poder voltar a laborar.

Pelo menos 14 dos trabalhadores que testaram positivo foram deslocados para a base naval do Alfeite por terem indicado às autoridades não terem condições nas habitações para fazerem o isolamento para a cura da COVID-19. São trabalhadores de nacionalidade portuguesa, brasileira e indiana.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho:

2020-07-26