Um dia depois da subida dos caudais do rio Tejo que provocaram a saída das águas do leito do rio a Comissão Municipal de Proteção Civil de Abrantes reuniu na tarde desta sexta-feira, 6 de fevereiro, para fazer o ponto de situação das ocorrências no concelho. Esta reunião teve ainda o objetivo de analisar as previsões meteorológicas e hidrológicas para as próximas 24 horas, quando está prevista a passagem de mais uma depressão que pode trazer ao território níveis elevados de precipitação.
De acordo com a Proteção Civil de Abrantes as “previsões de chuva forte para as próximas horas, a situação limite nas barragens espanholas e as ribeiras a ultrapassar as margens são as principais preocupações para as próximas horas.”
“Os 8.000m3/s são as nossas linhas vermelhas, para o concelho de Abrantes e para o resto do território”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Abrantes e presidente da Comissão Distrital da Proteção, Manuel Jorge Valamatos, acrescentando que “cada metro cúbico é importante na gestão deste processo”.
Esta informação já tinha sido avançada ao Presidente da República e ao secretário de Estado da Proteção Civil na visita que efetuaram esta sexta-feira, ao início da tarde, a Abrantes.
Na reunião desta tarde foi ainda feito um ponto de situação sobre as estradas encerradas e foi avançado que a estrada Arrifana – S. Miguel do Rio Torto continua encerrada, mas na estrada do Celão já é possível circular, sendo uma opção de acesso a S. Miguel do Rio Torto.
Continuam encerradas ao trânsito as seguintes vias:
- EN118 entre Tramagal - Rossio ao Sul do Tejo;
- EN118, entre Rossio ao Sul do Tejo e Pego, sendo possível circular com precaução pela Estrada do Serrado (Coalhos) e Cabrito.
Há igualmente a registar a circulação apenas num sentido na Estrada Nacional 2 entre a Rotunda das Oliveiras e as Barreiras do Tejo por causa do aluimento de barreiras naquele troço, na zona conhecida como Espinhaço de Cão.
A Proteção Civil e os Serviços Municipais de Abrantes indicam que continuam no terreno e a monitorizar e acompanhar as diversas situações.