Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

VN Barquinha: Vai ser inaugurada a exposição «Desenho. Revelação.» da Coleção de arte Fundação EDP

9/07/2025 às 11:42

A Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, vai acolher, entre 12 de julho e 20 de setembro de 2025, a exposição “Desenho. Revelação.”, com obras da Coleção de arte Fundação EDP. Com curadoria de Margarida Almeida Chantre (responsável pela coleção de arte portuguesa do MAAT), esta é a segunda mostra realizada no âmbito do Protocolo de colaboração entre a Fundação EDP e o Município de Vila Nova da Barquinha celebrado em 2024, para a realização de três exposições da Coleção de Arte Fundação EDP na Galeria do Parque.

Em 2000 a Fundação EDP iniciou uma Coleção de Arte com o propósito de criar um núcleo de obras que abrangesse várias gerações de artistas portugueses a partir dos anos 60 do século XX e que incluísse várias disciplinas de criação artística até à atualidade. Em estreita articulação com as atividades culturais que a Fundação desenvolve, a coleção tem vindo a ser enriquecida com várias obras significativas da criação artística nacional que já por diversas vezes apresentámos em espaços culturais, como o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, ou cedemos em empréstimo. Atualmente a Coleção de Arte Fundação EDP é constituída por mais de 2545 obras de mais de 345 artistas.

“Em 2024 apresentámos a exposição ‘Pintura. Provocação’ e este ano quisemos trazer um conjunto de obras que mostrassem a diversidade de uma outra prática artística. Neste conjunto de 57 obras de 17 artistas portugueses desvendam-se algumas possibilidades do Desenho. Da provocação de Helena Almeida à contemporaneidade do desenho clássico em Miguel Branco; da mancha abstrata em Daniel Barroca à figuração animada de Francisco Queirós; da diversidade da linha enquanto escrita em Ana Hatherly à não literalidade de António Sena; da proximidade da escala em Rosário Rebello de Andrade à rapidez do traço em Maria Capelo; da inscrição fluída de Paulo Brighenti à forma revelada de Fernando Calhau; a volumetria construída em Diogo Pimentão; do intrincado da mancha em Pedro Gomes à descodificação da paisagem em Gabriela Albergaria; a metamorfose de Carlos Bunga; a simbologia em José Barrias; das histórias interiores de Jorge Queiroz à incessante experimentação em Rui Serra.

Desenhar vem do latim designo, -are: marcar, traçar. Revelação, revelatio, -onis significa destapar, desnudar, o ato de mostrar. O gesto iniciador de um ponto sobre um papel carrega sempre em si uma intenção. A descoberta.

O momento da marca é o momento da transformação. E o desenho pede tempo e disponibilidade. Neste conjunto de desenhos a revelação é desperta. Fica o convite para essa aproximação”, escreveu a curadora Margarida Almeida Chantre

A inauguração vai acontecer no próximo sábado, 12 de julho, às 17 horas, na Galeria do Parque, situada no Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha.

Poderá ser visitada no horário de terça a sexta-feira, das 11:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:30. Aos sábados, das 15:00 às 19:00. Encerra ao domingo e segunda-feira.

A entrada e gratuita.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB