Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: É dia do Pai Natal e «trupe» da Bi-Dom desejarem Boas Festas aos doentes do Hospital (c/áudio)

24/12/2025 às 10:51

Hoje é véspera de Natal. Desde 2013, todos os dias 24 de dezembro, pela tarde, a Academia Bi-Dom leva o Pai Natal e acompanhantes da época, como o Olaf, o Grinch, renas, duendes, até ao Hospital de Abrantes.

O que começou como, quase brincadeira, ganhou corpo e hoje faz já parte do calendário da unidade de saúde.

Mauro Moura, fundador e responsável pela Academia Bi-Dom, explicou nas Jornadas do Voluntariado, que tudo começou com uma visita surpresa aos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes. Andavam a fazer animação de Natal nas ruas da cidade e lembraram-se de passar pela Santa Casa para dar um “miminho” aos idosos.

A iniciativa correu tão bem que decidiram, na véspera de Natal, fazer o mesmo, mas desta vez no Hospital de Abrantes.

E lá foram bater com o nariz na porta da instituição, uma vez que, naturalmente, os seguranças os impediram de subir aos internamentos. Mas, afinal a época é sempre de dar, de alegria, houve autorização para poderem subir e passar por algumas enfermarias.

Mauro Moura recordou que foi um momento feliz de levar alguma alegria a doentes e às equipas que cuidam deles.

Foto: Arquivo Antena Livre

Em 2014 repetiram a iniciativa e, novamente, bateram com o nariz na porta, até terem a autorização para subir e poder criar momentos simples, mas que, em muitos casos, marcam os doentes e os figurantes.

Mauro faz notar que há casos, e não são poucos, de doentes, muitas vezes idosos, que estão sozinhos por estes dias. A sua visita é um momento de criar pequenos sorrisos nessas pessoas. “Alguns até sabem que já não vão sair dali”, explica ao mesmo tempo que uma lágrima quer sair do canto do olho, pois há casos, os mais complicados, que tocam no coração, incluindo os dos animadores que estão por baixo dos figurinos de Natal.

Depois, bom, depois passou a ser um “ritual”. Em véspera de Natal, já todos, ou quase todos, estão com as famílias e este grupo volta sempre ao Hospital para esta ação. Dos miúdos aos graúdos, passando também pelas equipas médicas, de enfermagem ou de auxiliares.

E, explica o responsável, mesmo as equipas de trabalho agradecem esta passagem pelas enfermarias.

O que recebem em troco? Sorrisos. Basta isso. Porque “deixamos um balão em formato de coração” e cartões de Boas Festas.

Mauro Moura

 

Foto: Arquivo Antena Livre

Luís Pombo tem sido o homem nas vestes do Pai Natal e diz que a primeira vez que visitou o hospital, nesta altura, mexeu com ele, como deverá mexer com todas as pessoas. O “Pai Natal” acrescenta que as próprias equipas os recebem muito bem porque sentem “que vamos dar um alento” a quem está internado.

“É um privilégio poder dar um contributo solidário aos doentes”, revela Luís Pombo, mas repete que “não é fácil” e recordou uma colega que fez uma enfermaria e não conseguiu continuar.

Luís Pombo

Foto: Arquivo Antena Livre

Hoje é 24 de dezembro. É Véspera de Natal. É por isso que a equipa do Pai Natal da Bi-Dom voltará a visitar os doentes e equipas de profissionais do Hospital de Abrantes. Levam animação, deixam um balão em forma de coração em cada quarto.

Fazem isto por voluntariado. Em troca, basta um sorriso... Bom Natal!

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB