Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: VPlay®, criado pela Napperon, é finalista dos Prémios Património Ibérico 2025

10/11/2025 às 16:41

O projeto VPlay® criado pela empresa Napperon, empresa sediada no Médio Tejo, mais concretamente em Abrantes, foi selecionado como finalista dos Prémios Património Ibérico 2025, na categoria ‘Melhor Projecto de Touring Cultural’, que contempla projetos que desenvolveram iniciativas de desenho e concretização de roteiros de turismo cultural e patrimonial em territórios concretos.

Os Prémios Património Ibérico, organizado pela SPIRA e pelo Património.pt, distinguem as Boas Práticas no sector do Património Cultural Ibérico, premiando entidades e profissionais portugueses e espanhóis que se destaquem pela excecionalidade dos projetos executados nos últimos três anos.

A caminho da sua 3.ª edição, os Prémios Património Ibérico evidenciaram um crescimento de mais do dobro do número de entidades candidatas entre a 1.ª e a 2.ª edições, refletindo o entusiasmo e a importância do reconhecimento de Boas Práticas no sector. 

O júri internacional, composto por Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert seleciona três finalistas, entre todas as candidaturas recebidas e aprovadas, que terão a oportunidade de apresentar e defender os seus projetos publicamente perante o Júri, por ocasião da da AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural 2025, que se realiza em Sintra, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Segundo a Napperon, o VPlay® foi concebido “para criar roteiros e promover o interesse sobre cada território”. O projeto piloto, que foi centrado no Médio Tejo, teve como objetivo “dar a conhecer, educar e motivar a curiosidade nos diversos concelhos”.

VPlay® “é um projeto de identidade territorial que abrange diversas experiências com base em cinco V’s: viajar, ver, viver, vir e voltar. Despertar os cinco (V) sentidos e motivar o conhecimento do património de uma forma lúdica e divertida, através de cenários, personagens e interações criados para todo o tipo de território. Um projeto que pode ser expandido em qualquer território, monumento, rota ou projeto patrimonial”.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB