 
         A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) deu conta esta manhã que concluiu a primeira fase da requalificação do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de Abrantes. De acordo com a estrutura de saúde da sub-região esta intervenção representa um importante investimento na melhoria das condições técnicas e humanas deste serviço essencial, responsável pela colheita, análise, armazenamento e disponibilização de componentes sanguíneos. O investimento total desta empreitada de requalificação ascendeu a 61.500 euros.
A intervenção deste serviço essencial, responsável pela resposta aos pedidos de componentes sanguíneos e hemoderivados em situações de emergência, urgência, internamento, bloco e hospital de dia da Unidade Hospitalar de Abrantes contemplou a criação de um novo laboratório, que integra uma área de receção e zona de repouso, um espaço destinado às atividades técnicas, analíticas e de medicina transfusional, e ainda uma zona de armazenamento de componentes sanguíneos.
Ainda de acordo com a ULS a segunda fase, já em preparação, prevê uma reparação estrutural da sala de colheitas de dádivas de Sangue e de tratamentos a doentes e criação de uma sala de refeição para dadores, doentes e profissionais do serviço, com o objetivo de melhorar as condições.
O Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de Abrantes tem um papel central no apoio às urgências, às cirurgias, aos partos e aos cuidados intensivos, garantindo o sangue necessário ao tratamento de inúmeros doentes. As transfusões são vitais não só em situações de emergência, mas também em doenças crónicas e complexas como o cancro, as anemias graves, as hemorragias, as doenças hematológicas e renais, ou as complicações obstétricas.
A ULS Médio Tejo faz questão de sublinhar que o sucesso deste investimento depende também da solidariedade da comunidade, apelando à dádiva benévola de sangue de jovens e adultos saudáveis. Em Abrantes e Tomar, registaram-se apenas 83 e 126 dadores entre os 18 e os 24 anos, números que refletem a necessidade de reforçar a mobilização dos mais jovens, mesmo em cidades com polos universitários. Doar sangue é um gesto simples, indolor e seguro, que demora menos de vinte minutos e pode salvar até três vidas.
“Este investimento traduz o compromisso da ULS Médio Tejo com a qualidade dos cuidados prestados e com o respeito pelo gesto solidário dos dadores de sangue. As novas instalações do Serviço de Imuno-Hemoterapia de Abrantes estão preparadas para acolher todos os que queiram apoiar os nossos profissionais de saúde nesta nobre missão de salvar vidas”, afirma o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo
Para ser dador, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar pelo menos 50 quilos e estar em bom estado de saúde, sendo que para uma primeira dádiva o limite de idade é de 60 anos. Os homens podem doar sangue de três em três meses, enquanto as mulheres o podem fazer de quatro em quatro meses.
Com esta requalificação, a ULS Médio Tejo reforça a sua aposta na qualidade, modernização e sustentabilidade do Serviço de Sangue, essencial ao funcionamento diário das unidades hospitalares e à resposta clínica de emergência em toda a região. O renovado Serviço de Imuno-Hemoterapia de Abrantes aguarda a visita e a dádiva de todos os que desejem contribuir para este gesto solidário e vital, que continua a fazer a diferença na vida de muitos utentes do Médio Tejo.