Pesquisa Rápida

PEDRO BARROSO morreu esta tarde com 69 anos de idade

2020-03-17
PEDRO BARRSO (Foto DR)
PEDRO BARRSO (Foto DR)

Foi por volta das 15h45, que o músico Nuno Barroso anunciava na sua página de facebook "Lamento informar o falecimento do meu pai António Pedro da Silva Chora Barroso".

A 8 de março, Pedro Barroso foi internado nos cuidados peliativos d Hospital da Luz, em Lisboa, em fase terminal da doença, conforme também na altura o filho Nuno Barroso anunciou.

O autor de canções como 'Cantarei', 'Menina dos Olhos de Água', 'Viva Quem Canta' ou 'Música-Música' tinha 69 anos.

Pedro Barroso, foi uma das vozes da Revolução de Abril e conta com uma vasta discografia que editou entre meados dos anos setenta e 2017, o ano em que celebrou 50 anos de carreira com um concerto no Teatro Tivoli, em Lisboa. "Antes do Futuro" foi o último disco que lançou.

Pedro Barroso

Tendo nascido em Lisboa, Pedro Barroso cresceu em Riachos, terra natal do pai, professor do Ensino Primário.

Completou o curso de Educação Física em 1973 na Instituto Nacional de Educação Física, actual Faculdade de Motricidade Humana, e foi professor dessa disciplina no Ensino Secundário durante mais de 20 anos.

Viria mais tarde a obter um diploma de pós-graduado em Psicoterapia Comportamental, em 1988, tendo trabalhado na área da Saúde Mental e Musicoterapia durante alguns anos. Foi, neste campo, pioneiro no ensino de crianças surdas-mudas, numa escola de ensino especial de Lisboa.

Membro activo da comunidade artística e musical integrou a direcção do Sindicato dos Músicos e foi autor, em 2002, do polémico Manifesto sobre o estado da Música Portuguesa que teve audições junto de todos os Grupos Parlamentares na Assembleia da República e do então Presidente da RepúblicaJorge Sampaio.

Com 69 anos de vida - e mais de cinco décadas de percurso na música -, Pedro Barroso é um dos cantautores mais relevantes do país. "Viva Quem Canta", "Menina dos Olhos de Água" e "Cantarei" são alguns dos temas mais conhecidos. 

Pedro Barroso, uma das míticas vozes da música portuguesa, perfaz em 2019 os seus 50 anos de música e palavras e celebrou-os com um concerto inesquecível no Teatro Virginia em Torres Novas a 21 Dezembro 2019.

Cantor de intervenção e defensor da liberdade, fez questão de estar na comemoração dos 50 anos de carreira, entre os seus conterrâneos e amigos de sempre, numa noite de grandes emoções para ele e para todos.

Cantautor de renome, foi com efeito, uma das vozes de Abril, em tempos de luta pela democracia e pela liberdade. Neste concerto recordou alguns dos seus maiores êxitos, entre tantas canções criadas ao longo da vida. E também não faltaram convidados e amigos.


 

2020-03-17
PUB
Bild Corp - Web + Vídeo
Jornal de Abrantes março 2020
PUB
João Maia Automóveis