Pesquisa Rápida

Abrantes: Presidente e vereador desentendem-se em plena reunião de Câmara (C/ áudio)

2019-05-02

Uma publicação de facebook feita por Armindo Silveira no último dia 25 de Abril alegadamente a criticar a realização do concerto dos UHF em S. Facundo devido à inexistência de locais apropriados na cidade agitou as águas entre o presidente, Manuel Jorge Valamatos, e o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda.

O presidente não gostou do teor da publicação do vereador (no dia 25 de Abril) e mostrou a sua indignação revelando que este era conhecedor da descentralização das comemorações com a Assembleia Municipal em Mouriscas e o concerto em S. Facundo.

Quando o vereador do Bloco se mostrou incomodado pela crítica do presidente, Manuel Jorge Valamatos interrompeu e voltou a apontar o dedo ao vereador, voltando a criticas a publicação do vereador e a troca de palavras ficou mais acalorada quando o Manuel Jorge Valamatos acusou o vereador de se esconder de forma cobarde em publicações nas redes sociais. O vereador do BE não gostou e este exaltou-se com um murro na mesa. Estalou o verniz com o presidente da Câmara de Abrantes a “repreender” o vereador dizendo que não permite murros na mesa e que é ele quem manda nas reuniões.

Depois de cinco minutos de discussão mais intensa Armindo Silveira pediu desculpas pela sua atitude de bater na mesa mas manteve a posição de que se a sua publicação servir para a descentralização das atividades do 25 de abril, então serviu para alguma coisa.

Manuel Valamatos ainda voltou ao tema várias vezes salientando que depois de eleitos todos fazem parte de uma equipa, cada um com as suas ideologias, programas e opiniões, mas acrescentou que espera dos vereadores da oposição uma cooperação institucional e não uma postura “facebooquiana” de estar sempre à espera do erro para publicar qualquer coisa nas redes sociais.

Os vereadores socialistas João Gomes e Celeste Simão também se mostraram incomodados com a publicação do bloquista assim como Rui Santos que fez questão de marcar uma posição cooperante dentro do lugar de oposição que afirmou tem vindo a fazer ao levantar questões sobre os problemas no concelho.

De resto foi uma reunião do executivo pacifica com a presença de uma moradora de Rio de Moinhos, Maria Petrincas Ferreira, que apresentou queixas pela presença de quatro contentores do lixo junto à sua residência. Uma queixa não pela presença dos contentores mas pelos maus cheiros que os mesmos têm, principalmente no verão. O presidente da Câmara revelou ficar com a nota, informou que o assunto deverá ser tratado nos Serviços Municipalizados e convidou a habitante a ir com ele ver a forma como são despejados os lixos: “Já lá colocaram um porco inteiro e uma vez 30 galinhas mortas”. Manuel Jorge Valamatos informou que em Abrantes os contentores são lavados mais do que quatro vezes ao ano, prazo recomendado pelas instituições ambientais.

Armindo Silveira, do Bloco de Esquerda, deixou algumas perguntas sobre as casas de banho da Unidade de Cuidados da Comunidade, antiga Casa de Saúde, e sobre o facto da sala de espera ser num corredor.

João Gomes explicou que a utilização do espaço interior é da responsabilidade do ACES do Médio Tejo. Tanto as Casas de Banho como o espaço de sala de espera.

Rui Santos, vereador do PSD levantou a questão sobre as condições dos parques infantis da Escola António Torrado e sobre a necessidade de um plano de intervenção nas ruas do concelho que têm cada vez mais buracos.

Sobre os parques infantis Manuel Jorge Valamatos concordou com a necessidade de uma intervenção mais profunda, de especialidade, e que em relação às estradas é necessário um plano de prioridades, porque plano há, não há é plano financeiro para executar tudo.

Ainda nesta reunião do executivo o presidente da Câmara de Abrantes mostrou a satisfação por ter começado neste dia 2 de Maio a redução de 40% do valor dos passes na CP que se juntam às reduções já verificadas nos transportes rodoviários.

Nota ainda para a informação de que as praias de Aldeia do Mato e, pela primeira vez, Fontes terem sido distinguidas com a bandeira Azul, que o Centro Cultural de Barreiras do Tejo foi campeão distrital de bilhar e os juniores do Sport Abrantes e Benfica também conquistaram o título relativo à segunda divisão do distrito de Santarém.

Nota final para a realização, em Abrantes, no Aquapolis, dia 2 de Junho, do “World City Tour Laser Run” prova de corrida e tiro de pistola laser organizado pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e a 6 e 7 de Julho de mais um “Meeting de Abrantes” e do Campeonato Regional de Infantis organizado pela Associação de Atletismo de Santarém.

 

NOTA: Com áudio. Excerto de uma reportagem que pode ouvir esta sexta-feira, dia 3 de Maio, na informação da Antena Livre

2019-05-02