ESPECIAL COVID-19

Autarca reafirma exigência ambiental às empresas de Vila Velha de Ródão

2017-02-13

O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira (PS), reafirmou hoje que há uma política de exigência ambiental às empresas instaladas no concelho, após novas denúncias dos ambientalistas sobre descargas poluentes.

"Os investidores em Vila Velha de Ródão sabem que têm de cumprir essas questões ambientais. E hoje, com exceção da Centroliva, não temos das outras empresas comportamentos inadequados e que nos levem a atuar sobre elas", referiu o autarca num comunicado enviado à agência Lusa.

Recentemente, a Quercus exigiu uma atuação firme do Ministério do Ambiente sobre alegadas descargas poluentes no rio Tejo, junto a Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Os ambientalistas argumentaram que, nos últimos dias, tinham recebido várias denúncias de cidadãos sobre descargas poluentes "de extrema gravidade" no rio Tejo, "com uma coloração acastanhada e com muita espuma à superfície, alegadamente com origem numa celulose em Vila Velha de Ródão".

"Em Vila Velha de Ródão e na barragem do Fratel não se viu essa poluição. Aqui não foi vista, mas sim em Abrantes. Como é que a poluição surge na zona de Abrantes, isso não sabemos, mas tudo isto é estranho", sustentou o autarca.

Luís Pereira reafirmou a posição do município relativamente às questões ambientais: "O nosso posicionamento é claro e passa pela captação de investimento, pela produção de riqueza e pela criação de emprego, mas não em prejuízo do ambiente, nem da qualidade de vida das pessoas".

O presidente recordou ainda que a autarquia aprovou recentemente, por unanimidade, o despejo administrativo de uma edificação localizada no Monte da Ordem, propriedade da empresa Centroliva, naquela que foi "uma medida adotada tendo em conta a postura de exigência perante o desempenho ambiental da referida empresa".

O autarca explicou que este procedimento teve como objetivo pressionar a empresa a cumprir com as suas obrigações, estando em consonância com as entidades responsáveis pelo ambiente.

Lusa

2017-02-13
Bombeiros
PUB

Jornal de Abrantes

Jornal de Abrantes outubro 2021
PUB
Bild Corp - Web • Vídeo