Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Canceladas as celebrações da Semana Santa em Sardoal

14/03/2020 às 00:00
DR

A Semana Santa em Sardoal é uma festa com uma componente religiosa fortíssima a que se juntam outras iniciativas que durante a semana que antecede a Páscoa atrai milhares de pessoas a esta vila. As medidas de contenção do COVID-19 vieram, uma a uma, traçar o cenário que ao longo dos últimos dias era expectável, não haver celebrações públicas.

Desta forma, a Câmara de Sardoal iria não fazer promoção à época para “evitar a circulação de pessoas e criar motivos que levassem ao seu movimento para a vila” revelou, à Antena Livre, Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal.

Com todas as medidas anunciadas, pelas mais diversas entidades, ficou assente que não haveria condições para a realização de qualquer celebração neste período. “Desde logo a Diocese de Portalegre e Castelo Branco, na quinta-feira, emitiu uma nota a dar a indicação para a não realização de procissões, ao mesmo tempo que decretava o encerramento das igrejas para visitas turísticas”, explicou o autarca acrescentando que “na sexta-feira o Episcopado cancelou a realização de todas as missas e outras celebrações públicas”. Por isso não haveria uma das componentes principais da festa, que é a componente religiosa. Acrescenta-se o fato de as Irmandades, que organizam as procissões, tal como a Santa Casa da Misericórdia de Sardoal resolveram de imediato não avançar com as celebrações.

A Câmara Municipal cancela também a execução dos tapetes de flores nas capelas e igrejas e vai ao pormenor de “retirar os painéis publicitários que estão à entrada da vila a convidar as pessoas para a Semana Santa. Não queremos contribuir, de qualquer forma, para a movimentação das pessoas” vincou o autarca salientando as indicações sérias da Saúde Pública e do Governo português para a redução ao essencial dos contactos sociais.

Assim, de forma, natural e sem concertação não houve uma decisão de uma entidade a cancelar as celebrações da Semana Santa, mas registou-se uma concertação “natural” de posições.

Miguel Borges voltou a apelar para que os cidadãos acatem as indicações das autoridades que estão a lidar com este assunto que “é muito sério” e deve ser encarado dessa forma.

Este ano os tepetes de flores naturais não vão embelezar as Igrejas e Capelas de Sardoal. 

Este sábado o número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 169, mais 57 do que os contabilizados na sexta-feira, e os casos suspeitos são agora 1.704.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), dos 1.704 casos suspeitos, 126 aguardam resultado laboratorial.

Há ainda 5.011 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, menos do que na sexta-feira (5.674).

O boletim de hoje indica que se mantêm as 11 cadeias de transmissão ativas em Portugal.

A Antena Livre sabe que no Médio Tejo ainda não há nenhum caso positivo de COVID-19.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB