Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Óbito: Faleceu João Silva Tavares 1922 - 2024

11/04/2024 às 12:55

Faleceu o Dr. João Silva Tavares, nasceu a 20 de agosto de 1922 e faleceu esta noite, tinha 101 anos de idade. As exéquias fúnebres serão a partir 15 horas desta quinta-feira, sendo o funeral amanhã, dia 12 de abril, às 15:30 na Igreja de Alferrarede seguindo o cortejo fúnebre para o cemitério, também de Alferrarede. A urna será coberta pela bandeira da Fundação Rotária Portuguesa.

João Silva Tavares era farmacêutico com especialização em Análises Químico Farmacêuticas, vulgarmente o que se designa por análises clínicas.

Iniciou os estudos na Escola Luís de Camões e no Colégio da Broa, em Abrantes, e mais tarde no Colégio Manuel Bernardes, em Lisboa. Esteve na Marinha Portuguesa entre 1939 e 1945, durante a 2.ª. Grande Guerra.

Depois entrou para a vida universitária na Faculdade de Farmácia de Lisboa, terminando a licenciatura na Faculdade de Farmácia do Porto. Foi trabalhador-estudante durante este período. Foi convidado para a carreira académica em Coimbra pelo Dr. João Porto em 1952, recusando por ter constituído família, tendo casado a 24 de dezembro de 1950 com a Maria Salomé Margarido e Silva Falcão. Tem quatro filhos, tendo o primeiro nascido em 1951.

Em 1950 João Silva Tavares constituiu a Farmácia e Laboratório de Análises Clínicas. Foi este o ponto de partida para o que viria a ser o início do seu Grupo Empresarial Silva Tavares.

Entre 1950 e 1970, o Dr. João Tavares na Farmácia Silva Tavares ofereceu à “população dos concelhos de Abrantes e limítrofes um verdadeiro serviço de urgência durante 24 horas. Vivia no 1.º andar, e tinha a farmácia aberta no rés-do-chão com a porta encostada.”

Cinco anos depois da fundação, em 1956, o laboratório de análises Silva Tavares começou a prestar serviço às Caixas de Previdência dos Metalúrgicos, dos Ferroviários, dos Lanifícios, à Companhia da União Fabril, e à União Fabril do Azoto; estas últimas que viriam a dar origem ao atual Grupo CUF, fundado em Alferrarede e no Barreiro.

O laboratório iniciou colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, com a Casa de Saúde de Abrantes, com várias empresas a quem realizava análises de água, leite e azeite.

Em 1979, esteve na origem de um avanço significativo para a sua classe, “os farmacêuticos analistas passaram a ser considerados técnicos superiores na Função Pública, contando com a sua intervenção.”

Foi já na década de 80, que o João Tavares fundou com o Henrique Santos Silva e outros colegas a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC).

João Silva Tavares com os filhos (João, José e Pedro)

Mas não foi apenas na vida profissional ou na área das análises clínicas que João Silva Tavares se destacou.

Recorde-se que em 1959, João Tavares foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Alferrarede, criada naquele ano. E foi no seu mandato que “Alferrarede Velha e Chainça passaram a ter água canalizada.”

Em 1981, foi fundador do Rotary Clube de Abrantes ao lado do Coronel Augusto Morgado, de José Rodrigues e do Coronel Carreiras.

Do ponto de vista empresarial João Silva Tavares com a ajuda de familiares criou a Casa Samy, a perfumaria Silva Tavares, a Staffiali, e o restaurante e bar Comércio e Indústria. Nenhuma destas empresas já existe, mas as marcas permanecem nas memórias de quem as conheceu e frequentou.

Por uma história de vida longa, rica e exemplar, o Dr. João Tavares recebeu, no dia 2 dezembro de 2023, o Galardão Carreira na 15.ª Gala Antena Livre.

A toda a família a equipa da Antena Livre e Jornal de Abrantes apresentam as mais sentidas condolências.

 

Notícias relacionadas: Centenário: João Silva Tavares festejou 100 anos. Laboratório que fundou em 1950 é exemplo na Europa e EUA

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB