Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Fugas de verão

10/07/2019 às 00:00

O verão chama por praia e água, mas pode igualmente chamar por serra, campo ou conhecimento. Na nossa região podemos ter duas mãos cheias de locais interessantes e, eventualmente, menos conhecidos do grande público. Fomos à descoberta desses locais e deixamos as coordenadas para que possa chegar mais facilmente a estes recantos de verão. Da serra, com um parque de merendas em que pode fazer um churrasco e “caminhar” nos trilhos a grande altitude, a uma ribeira com muitas sombras e, quem sabe, esquilos. Não esquecendo que o verão precisa de água, com praias fluviais em ribeiras e na albufeira, passando por um passeio na charneca em busca de património em ruína ou indo ao conhecimento, com um olhar para o universo e as estrelas. Estas são sugestões do Jornal de Abrantes. Desfrute e divirta-se!

 

Por: Carolina Ferreira

 

 

Vila de Rei - Praia do Bostelim

 

39º43'23.80 N

8º06'29.47 W

Situada no concelho de Vila de Rei, na freguesia de Fundada e São João do Peso e inaugurada em 2007 é uma das alternativas para este verão. Uma praia Fluvial que conta com a Bandeira Azul, pelo quarto ano consecutivo desde 15 de junho, e uma Bandeira de “Praia Acessível” pelas suas boas condições de acessibilidade, segurança e conforto para todas as pessoas, independentemente das suas capacidades. A praia Fluvial conta com receção ao parque de campismo, posto de primeiros socorros, balneários, bar aberto das 09:00 às 20:00 de domingo a quinta-feira e das 09:00 ás 22:00 ás sextas-feiras e sábados, estacionamento de grandes dimensões, lavadouro público, eletricidade e parque de merendas. A zona balnear fica no meio da natureza, é sossegada e conta também com um percurso pedestre chamado Rota do Bostelim com 9,5 km. É um sítio que promete oferecer a tranquilidade da natureza e águas da ribeira para uns banhos.

 

Mação - Parque das Merendas do Brejo

39°37'11.2"N

7°59'18.1"W

Situado no concelho de Mação e localizado no Chão do Brejo, a meio da Serra do Bando, é um dos locais de eleição do concelho. O Parque de Merendas de Chão do Brejo tem uma localização elevada, um jardim bem cuidado e com muita sombra de árvores e videiras morangueiras do Castelo, é ideal para piqueniques e para passar o dia. No entanto, não se pode visitar o parque de merendas sem ir ao Miradouro e ao Baloiço do Bando dos Santos que, apesar de ser no meio da serra e de ter pouca sinalização, tem uma paisagem maravilhosa sobre a região de Mação e arredores, para Oeste, e a Serra da Estrela ou Espanha, para Este. Há mesmo quem diga que, em dias de muita claridade, se pode avistar a Serra da Estrela. Está situado na serra do Bando, a 649 metros de altitude, por onde passa, igualmente, o Trilho do Brejo, bem marcado pelo percurso acidentado. Tem percursos de 5,7 e 13 km's.

 

Abrantes - Praia Fluvial das Fontes

39°36'19.0"N

8°15'48.8"W

Situada no concelho de Abrantes, na freguesia das Fontes, mais concretamente na aldeia de Cabeça Ruiva e em pleno Rio Zêzere, a Praia Fluvial das Fontes é a mais recente do concelho. Vai ter a sua primeira bandeira azul desde o dia 1 de julho. Com uma vista fantástica em tons de verde e água azul, fresca e límpida, “no meio do nada” é um sítio onde o descanso e o silêncio são abundantes. A Praia Fluvial das Fontes conta com estacionamento, bar, sanitários, balneários, duches, uma zona de lazer e uma piscina flutuante na água com um metro e meio de profundidade. E dali pode também observar a “famosa” ilha do Lombo.

 

 

Sardoal - Praia Fluvial da Lapa

 

39°32'09.8"N

8°07'07.0"W

Situada no concelho do Sardoal, mais concretamente na aldeia de Cabeça das Mós, a Praia Fluvial da Lapa é um bom sítio para passar o dia, no meio das suas sombras e em tranquilidade absoluta. Ao longo da sua extensão, para além de um açude e um Parque de Merendas, tem também a Capela da Nossa Senhora da Lapa, uma gruta onde terá aparecido pela primeira vez a Nossa Senhora. Durante muitos anos foi um local de romaria anual. Se estiver algum tempo na zona da ribeira e nas sombras dos eucaliptos enormes pode olhar para as encostas e talvez possa receber a visita de esquilos.

 

 

Barquinha - Moinho de Tancos

39°27'33.7"N

8°24'09.7"W


Situado no concelho de Vila Nova da Barquinha, em Tancos, no meio da charneca encontramos o Moinho de Tancos. Apesar do seu acesso não ter sido o mais fácil, a paisagem vale mesmo a pena. Para chegar a este moinho, no caminho de Constância para a Barquinha, antes da passagem de nível corta-se à direita para Tancos Norte. Passamos ao lado do campo de futebol, desativado, seguimos numa estrada em terra batida até encontrarmos as ruínas de um monte agrícola, a “Casa Iria Teresa”. Cortamos à esquerda antes da casa e rumamos pelo estradão florestal, irregular (vale a pena ir em caminhada) em direção ao rio. Apesar do difícil acesso, a paisagem vale a pena. Pode sentar-se na pedra da porta do moinho, sem telhado, e consegue-se ver Tancos, a sua igreja matriz e o Rio Tejo mais atrás com o Castelo de Almourol.

 

 

Constância - Centro de Ciência Viva

 

39°29'42.2"N

8°19'27.1"W

Situada no concelho de Constância, o Centro de Ciência Viva também é um bom sítio para se visitar no verão. O Centro de Ciência Viva – Parque de Astronomia é parte integrante da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Este tem como principal missão divulgar a ciência através das diferentes áreas científicas, nomeadamente a astronomia e está estrategicamente situado no Alto de Santa Bárbara com uma fantástica vista panorâmica e um céu noturno de grande qualidade devido a estar fora das zonas mais luminosas. De Terça a Sexta o horário é das 09h30 às 13h00 - 14h30 às 18h00, aos Sábados, das 15h00 às 19h00 | 21h00 às 23h00 (Observações Noturnas) e aos Domingos e Feriados das 15h00 às 19h00.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB