Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Joana Marchão: «A menina que queria jogar futebol com os rapazes»

11/10/2016 às 00:00

Joana Marchão nasceu há vinte anos em Abrantes, sempre gostou de jogar futebol e teve paixão pela bola.

Aos seis anos começou a jogar futebol com os rapazes nos torneios de escolinhas organizados pela Câmara Municipal de Abrantes, em representação do Sport Abrantes e Benfica.

O jogar com os rapazes é essencialmente o gosto de jogar futebol e o jogar futebol é o motivo para fazer desporto. É nos olhos dela que se percebe a sua paixão pelo futebol. Foi neste torneio que começou o seu percurso, nunca ninguém via uma menina a jogar futebol com os rapazes, mas ela conseguiu ultrapassar esses preconceitos e jogou com eles até aos doze anos. A partir daí terminava o seu sonho, o de jogar entre rapazes, a Federação Portuguesa de Futebol não permitia equipas mistas.

O querer jogar com eles, não a fazia perder a sua feminilidade, sempre com um ar de menina, mas discreta. Saía com os amigos para ir ao cinema, bares e tinha os namoricos típicos da idade. Tímida, envergonhada, difícil de arrancar expressões, mas à medida que mais conversa, mais se vai abrindo e mostrando um pouco de si. O fato de gostar de futebol, não a faz temer de ser chamada de “Maria-rapaz”, gosta deste desporto porque é um jogo coletivo, tendo como finalidade aprender a estar em grupo.

 Aos doze anos terminava o seu percurso de futebol misto, mas não o seu sonho.

Como o futebol era o seu mundo, foi jogar para o União de Tomar no escalão feminino sénior, aqui encontrou uma equipa onde a diferença de idades era grande, mas aquela menina de sorriso fácil integrou-se facilmente no grupo.

Aos quinze anos chegou a jogar para o Atlético Clube Ouriense, que disputava a 2ª Divisão Nacional, aqui aumentava o seu grau de exigência, para manter um nível máximo no futebol e, ao mesmo tempo, na escola parecia exigir uma dedicação total.

Se em campo leu bem o jogo, na escola aprendeu a aproveitar todos os conceitos e daí tirar o máximo proveito. O ano de 2012 foi marcado pelo título nacional e pela sua primeira internacionalização no escalão de sub-19, sendo no ano seguinte campeã da 1ª Divisão Nacional e eleita a melhor jogadora da primeira fase da mesma.

Os títulos foram uma constante na sua vida. Esta época é marcada pela sua contratação por parte do Sporting Clube de Portugal, seu clube de coração. Esta nova vida trará situações completamente diferentes e com a certeza de que ela com maior ou menor dificuldade as vai ultrapassar. É um mundo novo em que o peso da responsabilidade é enorme, mas quem conhece a Joana sabe que, de uma forma dedicada, vai atingir a glória.   

Carlos Serrano

Crédito:DR

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB