Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Semana Santa de Sardoal: GETAS recria Paixão de Cristo

10/03/2016 às 00:00

 

“Não vamos vedar a passagem das pessoas, vamos envolvê-las”

O GETAS Centro Cultural vai assumir, à semelhança dos anos anteriores, uma dupla responsabilidade no decorrer da Semana Santa. O grupo, essencialmente constituído por sardoalenses, irá adornar a Capela de Santa Catarina e vai retratar a Paixão de Cristo, no dia 26 de março, a partir das 15h00.

Cristina Curado, presidente da direção, conta que na realização do tapete de flores há sempre a preocupação de ir buscar ajuda especializada: “Todos os anos pedimos a uma pessoa diferente que faça o desenho [do tapete]. Para esta Semana Santa, pedimos a uma pessoa com conhecimento de design, que é a Cláudia Dias e que já estruturou tudo ao nível do desenho, das cores, etc. Posso dizer que vai ser colorido, vai ter a cruz, a hóstia, os vários símbolos que norteiam a Semana Santa”, explica.

Para a presidente da direção, o importante é corresponder às expetativas: “Gostamos de fazer boa figura. O nosso tapete tem sido um dos mais bonitos e queremos que continue a sê-lo. É uma das capelas mais visitadas por estar na rua principal”, conta.

Em termos teatrais, a recriação ao vivo do percurso de Jesus Cristo a caminho do Calvário é um momento de emoção forte que acontece na Semana Santa, mas é logo de manhã que o grupo de teatro começa a dramatizar com a recriação de um Mercado Medieval.

“Vimos a rigor e trazemos produtos para venda, tais como pão, enchidos, hortícolas, animais…e as pessoas compram bastante. Na Paixão de Cristo vamos fazer à semelhança do que temos feito. As pessoas gostam e envolvem-se como figurantes no momento da procissão. Juntamos cerca de 60 pessoas em termos técnicos, segurança, maquilhagem, atores, etc. Este ano, não vamos vedar a passagem das pessoas, vamos envolvê-las”, explica Cristina Curado.

É o quarto ano consecutivo que o GETAS assume este momento e a caracterização das personagens e o envolvimento das mesmas são máximas a ter em conta: “O Gil é o nosso Jesus Cristo, porque tem todas as caraterísticas. Não é um papel fácil e ele consegue desempenhá-lo muito bem. Ele próprio pede aos colegas que estão com o chicote para não terem problemas, a mãe dele não acha muita piada, mas o Gil leva o momento muito a sério. A sua caracterização demora três horas a fazer”, conta a presidente.

“A Semana Santa é mesmo uma festividade muito importante, traz muita gente ao Sardoal, é uma marca”, finaliza.

Joana Margarida Carvalho

Crédito: Paulo Sousa

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB