Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Temporada do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com forte aposta no teatro

14/03/2016 às 00:00

A temporada do Teatro Virgínia, em Torres Novas, será marcada, até ao final de julho, por uma forte aposta no teatro, com a apresentação de peças como “Arte”, de Yasmina Reza, a 07 de maio.

A programação do Teatro Virgínia (TV) para os próximos quatro meses foi apresentada no sábado à noite, antes da exibição da peça “Universos Paralelos”, um espetáculo de ficção científica coproduzido pelo Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional D. Maria II e Materiais Diversos.

O programa arranca a 02 de abril com a apresentação do novo álbum de David Fonseca, “Futuro Eu”, estando agendada a apresentação de peças como “Nevoeiro Adentro”, com encenação de John Mowat, a 09 de abril, ou “Arte”, de Yasmina Reza, a 07 de maio, com interpretação de Adriano Luz, João Lagarto e Vítor Norte.

O diretor artístico do TV, Rui Sena, realça o “trabalho consistente” do Serviço Educativo, tanto no meio escolar, como na comunidade em geral, referindo os espetáculos que dão conta do trabalho realizado ao longo do ano pelos grupos de teatro do Virgínia.

O Grupo de Teatro Juvenil apresentará “Cenofobia” a 23 de abril e o Atelier Teatral dos Miúdos “Mundo Imaginário” no dia 02 de julho.

Para os mais pequenos, dos três aos seis anos, será exibida a peça “O Cão Que Corre Atrás de Mim (e o Avô Elísio à Janela)”, de Filipe Caldeira, nos dias 12 e 13 de maio para escolas e no dia 14 para famílias.

Na música, a programação inclui o concerto do Coral Sinfónico de Portugal, a 01 de maio, Nuno Prata, outrora baixista dos Ornatos Violeta, no Café Concerto a 14 do mesmo mês, e, no sábado seguinte, dia 21, o concerto do 59.º aniversário do Choral Phydellius com a Orquestra de Câmara da GNR.

A Empire State Youth Orchestra, com a Orquestra Académica do Médio Tejo, fecham a temporada a 05 de julho.

Rui Sena salienta a comemoração do Dia Mundial da Dança com o atelier “A minha história da dança” com Filipa Francisco e os espetáculos “Cair”, para as escolas a 15 e 16 de abril, e “Fall”, para adultos a 16 de abril, do coreógrafo Victor Hugo Pontes.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, a programação “é resultado de uma aposta continuada na qualidade artística, na diversidade performativa e no equilíbrio entre o conhecido e o dar a conhecer”.

Pedro Ferreira realçou o trabalho desenvolvido por este teatro municipal na “conquista e educação de novos públicos, na ligação à comunidade” e na abertura de portas às instituições locais, “valorizando o que de melhor se faz” no concelho, tanto os espetáculos preparados por escolas de música e de dança, como os das bandas filarmónicas e grupos de teatro, “que têm enriquecido de forma incontornável a agenda” do Virgínia.

“A programação anual do TV representa um esforço financeiro significativo no orçamento municipal, porém é o garante de uma linha cultural contínua e intergeracional e que deixa frutos no presente com reflexo no futuro”, declarou.

 Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB