Pesquisa Rápida

VN Barquinha: Suinicultura com ordem de despovoamento

2019-04-12

Está em curso o encerramento da exploração da Agro-pecuária Valinho, na Herdade do Colmeiro, Vila Nova da Barquinha. A empresa proprietária do espaço apresentou, no início deste mês, à Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), um plano de despovoamento da respetiva exploração, com a última saída de animais em janeiro de 2020.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha revogou a Autorização de Utilização desta suinicultura em 14 de fevereiro de 2018. Uma decisão que foi reforçada com o indeferimento do pedido de Licença Ambiental e consequente encerramento do processo por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, com data de 22 de fevereiro.

A funcionar desde início dos anos 90, a instalação suinícola foi mandada encerrar pela Direção Regional de Agricultura no mês de fevereiro. De acordo com a lei, na sequência do indeferimento do pedido de licenciamento da exploração, a empresa apresentou um plano de despovoamento, o qual foi agora comunicado ao Município.

Face à missiva de 10 de abril da DRAPLVT, o Município informa que “o processo se irá desenrolar durante este ano em várias fases, tendo em conta as condicionantes relativas ao ciclo produtivo em curso, para salvaguarda do bem-estar animal e da própria empresa, uma vez que a saída de animais será deslocalizada para outras explorações do grupo”.

Desta forma, segundo o Município, “em breve ficarão reunidas as condições para o fim dos maus cheiros intensos com origem nos efluentes pecuários, devolvendo a qualidade de vida aos residentes e visitantes de um concelho com uma forte aposta no turismo sustentável”.

 

2019-04-12
Segunda, dia 22 de Abril de 2019
PUB
Bild Corp - Web + Vídeo
Jornal de Abrantes abril 2019
PUB
Mercar