Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: Moção da CDU para localização de monumento é chumbada por maioria

3/12/2018 às 00:00

A bancada da CDU viu ser chumbada, por maioria, a sua moção que defendia que a localização do monumento aos marítimos fosse na confluência do rio Zêzere com o Tejo, na última Assembleia Municipal de Constância, do dia 30 de novembro.

A Câmara Municipal pretende instalar o monumento na rotunda à entrada da vila, junto à A23. Nessa sequência, a moção foi rejeitada com oito votos contra e duas abstenções (1MIC e 1PS). Apenas a CDU votou a favor.

Na moção, a CDU refere que “foi esta Assembleia recentemente surpreendida com a informação, por parte do atual Executivo, da alteração da localização do monumento da zona da confluência dos rios Tejo e Zêzere, onde durante séculos se desenvolveu toda a atividade comercial e do transporte fluvial, para a rotunda situada na EN3 à saída da A23”.

No mesmo texto, considera a CDU que “é imperativo que a localização do monumento em causa seja a confluência do Zêzere com o Tejo, onde, aliás, já esteve colocado um barco em homenagem aos marítimos nas décadas de 80 e 90 do século passado”

“É esta localização e não outra que sempre esteve ligada à atividade fluvial. É aqui neste local que anualmente homenageamos os marítimos com a procissão em honra da sua protetora. É aqui que através de um projeto turístico bem delineado poderemos manter vivas as memórias do que foi a importância do tráfego fluvial de um dos portos mais importantes de todo o rio Tejo”, pode ler-se.

Na reunião de câmara, do passado dia 28 de maio de 2018, Sérgio Oliveira, presidente de Câmara, explicou que a ideia da maioria PS “é colocar naquele espaço [na rotunda da entrada da vila] uma peça de monumento aos Marítimos que está a ser feita na Moita, pelo mestre João Gregório”.

Nessa mesma reunião, Júlia Amorim, vereadora da CDU, considerou que “um monumento ao marítimo” deveria de estar à beira dos rios “Tejo e Zêzere, na sua confluência”.

Local que vai acolher o monumento aos marítimos

 

Notícia relacionada:

https://www.antenalivre.pt/noticias/constancia-entrada-da-vila-vai-ter-monumento-aos-maritimos

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB