Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Governo reforça Programa Valorizar com mais de 10 milhões de euros

29/09/2020 às 00:00
Secretária de Estado do Turismo

O Governo vai reforçar o Programa Valorizar, até ao final do ano, com uma dotação orçamental superior a 10 milhões de euros para dar continuidade a um instrumento de "sucesso" que já financiou "750 projetos turísticos".

"Temos a intenção de lançar uma nova 'call' (chamada) do Valorizar, com uma dotação orçamental específica que ainda não está definida, mas será superior a 10 milhões de euros", afirmou hoje a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Em Évora, no final da assinatura de contratos de financiamento com autarquias e agentes económicos, no âmbito do Programa Valorizar, a governante indicou que o objetivo é "continuar a trabalhar um programa que tem sido de sucesso".

Segundo a secretária de Estado do Turismo, o Programa Valorizar "já financiou cerca de 750 projetos, com 100 milhões de euros de financiamento atribuído a fundo perdido".

"A 'call' vai ser lançada até final do ano. Tipicamente, está aberta durante umas semanas ou alguns meses de forma a podermos trabalhar quer com os municípios, quer também com os operadores económicos", disse.

Hoje, em Évora, foram celebrados 24 contratos de financiamento com autarquias e agentes económicos, dos quais quatro dizem respeito à criação de áreas de serviço de autocaravanas nos concelhos de Alpiarça e Chamusca (Santarém) e Mora e Montemor-o-Novo (Évora).

As futuras praias fluviais em Alandroal e Portel (Évora), um ecoparque em Cuba (Beja), o desenvolvimento de estações náuticas de Avis (Portalegre) e Moura (Beja) e a criação de duas unidades de enoturismo foram outros dos projetos que vão ser apoiados.

Também vão receber apoios do Programa Valorizar os projetos de um centro interpretativo em Aljustrel (Beja), de divulgação da Tapeçaria de Portalegre, de um centro BTT em Gavião (Portalegre) e de recuperação da Quinta do Paço de Valverde, da Universidade de Évora.

Segundo o Turismo de Portugal, os projetos contratualizados representam um volume de investimento na ordem dos sete milhões de euros para um apoio público que ascende a mais de quatro milhões de euros.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB